Hyper-Threading, ou HT , é uma tecnologia desenvolvida e utilizada pela Intel para melhorar o desempenho em processadores de computador. Era uma característica chave com o lançamento do processador Pentium 4 , em 2004 , e ainda é usado a partir de 2013 , embora não tão amplamente . A tecnologia tem várias limitações , o que basicamente significa que ele nem sempre funciona tão perfeitamente na prática como na teoria . Conceito
Embora os processadores de computador são extremamente rápidos , eles são abrandado pelo fato de que eles só podem fazer uma coisa de cada vez. Muitos processadores modernos são divididos em núcleos separados - como um " dual core " ou " quad core" do processador - mas , mesmo assim, cada núcleo pode executar apenas uma tarefa de cada vez , muitas vezes levando a atrasos. Hyper-Threading envolve o computador de forma eficaz dividir a fila das próximas tarefas para cada núcleo em dois. Isto significa que pode mais rapidamente e eficazmente atribuir tarefas específicas para núcleos específicos do processador e fazer o melhor uso possível de recursos do computador . Ele reduz a probabilidade de que um núcleo estará ativo com uma linha de backup de tarefas a serem executadas , enquanto outro núcleo encontra-se sem uso.
Benefícios exagerada
A maneira Hiper - threading funciona significa que o sistema operacional funciona como se cada núcleo era constituída por dois processadores independentes "virtuais" . Isto levou a algumas reivindicações equivocadas que estes são literalmente processadores reais - daí um processador de duplo núcleo é anunciado como um processador quad -core - ou que o Hyper -Threading duplica o poder ou a velocidade de um processador. No entanto , o Hyper -Threading não aumenta os recursos físicos de um computador em tudo , mas simplesmente usa -los de forma mais eficiente . De acordo com 2.009 testes realizados pela iXBT Labs, o aumento real no desempenho é notável , mas varia de acordo com a tarefa, com o maior resultado sendo um aumento de velocidade de 28 por cento .
Compatibilidade < br >
Para obter o máximo benefício a partir de Hyper-Threading, o próprio computador , o sistema operacional e as aplicações específicas devem tudo tirar proveito dela . PCs executam versões do Windows XP antes não pode usar o Hyper -Threading , nem pode alguns sistemas baseados em Linux . Além disso , o Hyper -Threading tem de estar ligado nas configurações do BIOS do computador, que são separados para o software operacional. Processadores com Hyper-Threading pode trabalhar com todos os aplicativos , mas dar mais um impulso, se o aplicativo é escrito com Hyper-Threading em mente.
Outros problemas
relatório de 2006 encomendado pela fabricante de chips ARM rival afirmou que Hyper-Threading usado mais energia do que a adição do número equivalente de núcleos físicos reais. O relatório observou que a adição de Hyper-Threading também aumentou a quantidade de cache - surra , uma situação em que o computador precisa usar repetidamente o seu disco rígido em vez de sua memória RAM, ou memória, para armazenar dados temporariamente , algo que pode diminuir as atividades de maneira significativa.