Não há um único comando para alterar diretamente * uma partição FAT32 para um sistema de arquivos diferente (como NTFS ou EXT4). Você precisa fazer isso em duas etapas:
1.
Backup seus dados: Isso é crucial. Qualquer processo de formatação de partição pode potencialmente apagar seus dados.
2.
Excluir e recriar a partição: Isso envolve o uso de uma ferramenta de partição. O comando exato dependerá do seu sistema operacional e da ferramenta que você usa. As ferramentas comuns e suas abordagens gerais incluem:
*
Windows: Use Gerenciamento de disco (GUI) ou `DiskPart` (linha de comando). Os comandos `DiskPart` envolveriam a seleção do disco e da partição, excluindo a partição e, em seguida, criando uma nova partição com o sistema de arquivos desejado (NTFS, EXFAT, etc.). Você então formataria a nova partição.
*
macOS/linux (usando `fdisk` ou` gdisk`): Essas ferramentas de linha de comando permitem excluir e recriar partições. Depois de excluir a partição FAT32, você criaria uma nova e, em seguida, usaria ferramentas como `mkfs.vfat` (para FAT32),` mkfs.ntfs` (para NTFS) ou `mkfs.ext4` (para ext4) para formatá -lo com o sistema de arquivos desejado.
Exemplo (conceitual - adapte -se à sua situação específica e tenha muito cuidado): Digamos que você queira alterar uma partição FAT32 para NTFS usando `DiskPart` no Windows. Este é um exemplo simplificado e pode não funcionar sem ajustes, dependendo do layout do seu disco.
Sempre verifique os números de disco e partição antes de executar qualquer comandos `DiskPart`. Comandos incorretos podem levar à perda de dados.
1. Aberto do comando prompt como administrador.
2. Tipo `DiskPart` e pressione Enter.
3. TIPO `LIST DISC` e pressione Enter para ver seus discos.
4. TIPO `Selecione o disco x` (substitua x pelo número de disco que contém a partição FAT32) e pressione Enter.
5. Tipo `Lista Partição` e pressione Enter para ver as partições no disco selecionado.
6. Tipo `Selecione Partição y` (substitua Y pelo número de partição da partição FAT32) e pressione Enter.
7. Tipo `Excluir Substituição de partição 'e pressione Enter. (O `substituto` é necessário se a partição estiver em uso.)
8. TIPO `Crie Tamanho primário da partição =Z` (substitua z pelo tamanho desejado em MB) e pressione Enter.
9. Tipo `Selecione Partição y` (y será o novo número da partição) e pressione Enter.
10. Tipo `formato fs =ntfs Quick` e pressione Enter (ou` formato fs =exfat Quick` etc.). A opção `Quick` é mais rápida, mas menos completa.
Aviso: O uso incorreto desses comandos pode levar à perda de dados irreversível. É fortemente recomendado fazer backup de seus dados antes de tentar qualquer alteração de partição. Se você se sentir desconfortável trabalhando com ferramentas de linha de comando, use uma ferramenta de particionamento gráfico fornecido pelo seu sistema operacional.