Um disco MBR (disco de registro de inicialização principal) refere -se a um disco rígido ou outro dispositivo de armazenamento que usa o esquema de particionamento de registro de inicialização (MBR). O MBR é uma pequena seção de código no início da unidade que contém:
*
um carregador de bota: Este é um pequeno programa que carrega o sistema operacional. O trabalho do carregador de inicialização é encontrar e iniciar o sistema operacional (como Windows, Linux, etc.).
*
Uma tabela de partição: Esta tabela descreve as diferentes partições no disco rígido, seus tamanhos e seus locais iniciais. Ele diz ao carregador de inicialização onde encontrar o sistema operacional.
Limitações de MBR: O esquema MBR tem uma limitação significativa:ele só pode suportar até quatro partições primárias ou três partições primárias mais uma partição estendida (que pode conter unidades lógicas). Esta é uma restrição importante para os discos rígidos modernos, que geralmente são de tamanho de terabytes.
Comparação com GPT: MBR é um padrão mais antigo. O esquema de particionamento mais moderno e amplamente utilizado é o GPT (Tabela de partição GUID). O GPT supera o limite de quatro partes do MBR e também oferece melhor integridade de dados e proteção contra a corrupção de dados. A maioria dos sistemas operacionais modernos suporta MBR e GPT, mas o GPT geralmente é preferido para sistemas mais recentes e unidades maiores. Os sistemas operacionais de 64 bits geralmente usam o GPT.
Em suma, um disco MBR é simplesmente um disco rígido ou dispositivo de armazenamento usando o esquema de particionamento mais antigo e mais limitado da MBR.