Não há uma única ferramenta ou processo chamado "Gathers Arquivos e pastas de diferentes locais de computador", pois a melhor abordagem depende fortemente das especificidades:o número de computadores, seus sistemas operacionais, a rede em que eles estão, o tipo de arquivos e com que frequência isso precisa ser feito. No entanto, vários métodos e ferramentas podem conseguir isso:
*
compartilhamento de arquivos de rede (NFS, SMB/CIFS): Esta é a abordagem mais comum para os computadores em uma rede local (como uma LAN de casa ou escritório). Você pode mapear unidades de rede em cada computador para acessar arquivos e pastas remotamente. Isso é incorporado na maioria dos sistemas operacionais (Windows, MacOS, Linux). Copiar manualmente ou usar arrastar e soltar funcionaria aqui, ou os scripts poderiam automatizá-lo.
*
Serviços de armazenamento em nuvem (Dropbox, Google Drive, OneDrive, etc.): Esses serviços sincronizam arquivos em vários computadores. As alterações feitas em um computador são refletidas automaticamente em outras pessoas. Essa é geralmente a abordagem mais fácil para compartilhar e sincronização casual.
*
software de backup (Acronis, Carbonite, CrashPlan, etc.): Embora projetado principalmente para backups, alguns softwares podem replicar arquivos em vários computadores. Isso geralmente envolve um servidor centralizado ou armazenamento em nuvem.
*
Desktop remoto (RDP, VNC): Isso permite que você controla outro computador remotamente, permitindo que você colete manualmente arquivos. Não é ideal para operações em larga escala.
*
Script (Bash, PowerShell, Python): Para soluções automatizadas, os scripts podem copiar arquivos usando comandos como `rsync` (Linux/MacOS) ou` robocopy` (Windows) em várias máquinas em uma rede. Isso requer mais experiência técnica.
*
Software de sincronização de arquivos (FreeFilesync, Syncthing): Este software especializado se concentra em comparar e sincronizar pastas em vários locais. Eles oferecem mais controle e opções do que compartilhamentos simples de rede.
A solução "melhor" depende de suas necessidades específicas. Para um pequeno número de computadores e transferências pouco frequentes, compartilhamentos de rede ou armazenamento em nuvem podem ser suficientes. Para transferências em larga escala, automatizadas ou frequentes, é necessário um software de scripts ou sincronização dedicado.