Um dispositivo de armazenamento pode funcionar como uma fonte de:
*
Dados: Esta é a função mais óbvia. Os dispositivos de armazenamento armazenam e fornecem acesso a vários tipos de dados, incluindo arquivos, programas, imagens, vídeos e bancos de dados.
*
Informações: Os dados armazenados em um dispositivo representam informações, que podem ser usadas para análise, tomada de decisão ou comunicação.
* Software
: Os dispositivos de armazenamento podem ser a fonte de aplicativos de software, sistemas operacionais e outros programas necessários para executar um computador ou outro dispositivo.
*
Instruções de inicialização: Um dispositivo de inicialização (como um disco rígido ou SSD) fornece as instruções iniciais necessárias para iniciar um sistema de computador.
*
Dados de backup: Um dispositivo de armazenamento pode servir como fonte para restaurar dados que foram perdidos ou corrompidos de outro local.
*
Mídia: Os dispositivos de armazenamento que contêm arquivos multimídia (áudio, vídeo, imagens) podem atuar como fonte de reprodução em vários dispositivos.
*
Evidência: Em investigações forenses, um dispositivo de armazenamento pode ser uma fonte de evidência digital.
Em essência, qualquer coisa que tenha sido armazenada digitalmente pode ser considerada uma fonte potencial originária de um dispositivo de armazenamento.