O método para limpar um disco de computador depende do que você deseja alcançar e do sistema operacional que você está usando. Aqui está um colapso:
1. Que tipo de limpeza você está buscando? *
Excluir/formato rápido: Isso simplesmente remove os ponteiros de arquivo, tornando os arquivos inacessíveis para o sistema operacional. Os dados * permanecem * no disco e podem ser recuperados com o software de recuperação de dados prontamente disponível. Isso é
não uma limpeza segura.
*
Limpa/apaga segura: Isso substitui o disco com dados aleatórios várias vezes, tornando a recuperação de dados extremamente difícil, se não impossível. Isso é necessário se você estiver preocupado com dados sensíveis que se enquadram nas mãos erradas. Diferentes métodos de limpeza segura variam em seu número de passes e padrão de substituição de dados.
2. Que sistema operacional você está usando? Windows: *
Formato rápido: Clique com o botão direito do mouse na unidade no File Explorer, selecione "formato ...". Escolha um sistema de arquivos (o NTFS é comum) e verifique se "Formato Quick Formato" está verificado. Isso * não é * seguro.
*
Excluir seguro usando ferramentas internas: O Windows não possui uma ferramenta embutida e prontamente acessível para uma limpeza realmente segura, mas algumas ferramentas de terceiros (veja abaixo) podem se integrar ao menu Clique com o botão direito do mouse do File Explorer.
*
Excluir seguro usando o software de terceiros: Várias ferramentas oferecem recursos de exclusão seguros. As opções populares incluem:
*
dban (bota de Darik e bombas nucleares): Um utilitário gratuito e inicializável que é altamente considerado por sua rigor. Esse é geralmente o método recomendado para uma limpeza realmente segura, pois opera independentemente do sistema operacional.
*
Eraser: Um programa gratuito e fácil de usar que se integra ao menu de contexto do Windows.
*
ccleaner: Embora principalmente um utilitário de limpeza, o CCleaner também oferece funcionalidade de exclusão segura.
macOS: *
Apague todo o conteúdo e configurações: Isso é encontrado nas configurações do sistema> Geral> Transferência ou redefinir seu Mac. Esse método é relativamente rápido e apagará a maioria dos dados, mas a recuperação de dados ainda pode ser possível. Não é tão seguro quanto as ferramentas de limpeza dedicadas.
*
Utilitário de disco (Apagação segura): O utilitário de disco do MacOS oferece um menu "Opções de segurança" durante o processo de apagamento. Você pode escolher vários passes para uma limpeza mais segura. Esta é uma opção melhor do que a apaga simples.
*
Ferramentas de terceiros: Semelhante ao Windows, você pode encontrar ferramentas de terceiros que oferecem mais controle granular sobre o processo de limpeza.
Linux: *
`shred` comando: Esta ferramenta de linha de comando é uma maneira poderosa de substituir os arquivos e partições com segurança. O número de passes pode ser especificado. Isso requer alguma proficiência na linha de comando.
*
`dd` comando: Este comando de baixo nível pode substituir os discos inteiros. Tenha cuidado; O uso incorreto pode levar à perda de dados.
*
Ferramentas gráficas: Muitas distribuições Linux possuem ferramentas de GUI para gerenciamento de disco que incluem opções de apagamento seguro. Procure opções no utilitário de disco da sua distribuição.
Considerações importantes: *
backups: Antes de limpar * qualquer disco *, verifique se você possui backups de dados importantes. Limpar um disco é irreversível.
*
destruição física: Para a limpeza mais segura, destruir fisicamente o disco (por exemplo, com um martelo ou triturador) é o único método verdadeiramente garantido.
*
Escolhendo um método: O nível de segurança necessário determina o método que você deve usar. Se você está simplesmente abrindo espaço no seu disco rígido para reutilização, um formato rápido é suficiente. Se você estiver descartando uma unidade com dados sensíveis, é necessária uma limpeza segura ou destruição física.
Em suma, não há uma maneira única "melhor", mas escolher o método certo depende de suas necessidades de segurança e habilidades técnicas. Para uma exclusão verdadeiramente segura de dados sensíveis, o DBAN é uma opção altamente recomendada em todos os sistemas operacionais. Lembre -se de sempre fazer backup de seus dados antes de tentar qualquer um desses métodos.