O GPT (Tabela de Partição GUID) é suportado por firmware moderno e sistemas operacionais. Não há um firmware específico ou arquitetura operacional que seja *necessária *, mas uma combinação de elementos compatíveis:
*
firmware: UEFI (interface de firmware extensível unificada) é
necessária Para suporte completo ao GPT. Embora alguns sistemas BIOS herdados possam * parcialmente * suportar GPT (geralmente com limitações), a UEFI é o padrão para os sistemas modernos e garante funcionalidade completa.
*
Arquitetura do sistema operacional: O próprio GPT é independente da arquitetura do sistema operacional (32 bits ou 64 bits). Os sistemas operacionais de 32 e 64 bits podem funcionar com partições GPT, mas os sistemas operacionais de 64 bits são muito mais comuns no hardware moderno que usa a UEFI. Um sistema operacional de 32 bits usando GPT é menos comum, geralmente restringido por limitações na abordagem de grandes unidades.
Em resumo:você precisa de firmware
uefi e um sistema operacional (32 bits ou 64 bits) que suporta GPT. Quase todos os sistemas operacionais modernos (Windows, MacOS, Distribuições Linux) suportam o GPT, mas a verificação do firmware do UEFI é crucial. Se o seu sistema estiver usando um BIOS herdado, você provavelmente estará limitado à partição MBR (Master Boot Record).