Não há resposta única para a "capacidade de memória mais longa" de um computador, porque depende de vários fatores e do que você considera "memória". Aqui está um colapso:
*
RAM (memória de acesso aleatório): Esta é a memória volátil; Os dados são perdidos quando a energia está desativada. Enquanto os palitos de RAM individuais têm capacidade (por exemplo, 32 GB, 64 GB), a RAM total em um sistema pode ser muito grande, limitada apenas pela placa -mãe e pelo sistema operacional. Não há limite superior prático em termos de * duração * de memória, pois ele apenas mantém dados enquanto alimentados.
*
armazenamento (discos rígidos, SSDs, fita): Esta é a memória não volátil; Os dados persistem mesmo quando a energia está desligada. Aqui, a capacidade é medida em terabytes (TB), petabytes (PB), exabytes (EB) e até zettabytes (ZB) para data centers maciços. A memória "mais longa" aqui é determinada pela vida útil do meio de armazenamento e sua capacidade de reter dados sem degradação. Os arquivos da fita são frequentemente usados para armazenamento extremamente a longo prazo, potencialmente décadas, mas mesmo estes eventualmente se degradam.
*
armazenamento de arquivo: Este é um armazenamento especializado a longo prazo projetado para décadas de retenção de dados, geralmente usando várias cópias e correção robusta de erros. Esses sistemas podem teoricamente manter dados para durações extremamente longas, potencialmente séculos, embora a própria tecnologia possa se tornar obsoleta antes que os dados sejam necessários.
em suma: Não há capacidade "mais longa" definitiva. Para * quantidade * de dados, o limite é essencialmente tecnológico e econômico (quanto você está disposto a gastar em armazenamento?). Para *duração *, os limites são impostos pela degradação da mídia de armazenamento e pela obsolescência da tecnologia de recuperação. Os dados armazenados em um disquete muito antigo podem ser tecnicamente "a memória mais longa" se ainda puder ser lida, mas isso não significa que represente uma grande capacidade.