Aqui está uma quebra de como um sistema operacional move os arquivos do armazenamento secundário (como um disco rígido) para a memória principal (RAM):
1. Interação do sistema de arquivos: *
Solicitação: Um programa (ou usuário) envia uma solicitação ao sistema operacional (OS) para acessar um arquivo.
*
Localização do arquivo: O sistema operacional usa o sistema de arquivos para localizar a posição do arquivo no dispositivo de armazenamento secundário. Isso envolve procurar metadados (informações sobre o arquivo, como seu nome, tamanho e localização) no sistema de arquivos.
2. Alocação de memória: *
Solicitação de espaço: O sistema operacional solicita um pedaço de memória livre (RAM) grande o suficiente para manter o arquivo.
*
Gerenciamento de memória: O sistema operacional gerencia a alocação de memória, certificando -se de que o espaço solicitado esteja disponível e não entre em conflito com outros programas em execução.
3. Transferência de dados: *
Leia operação: O sistema operacional instrui o disco rígido (ou outro dispositivo de armazenamento secundário) a ler o conteúdo do arquivo.
*
blocos de dados: Os dados são lidos no disco rígido em blocos (normalmente de 4kb a 16kb de tamanho).
*
buffer: Os dados são transferidos para um buffer temporário na memória. Isso é feito para garantir um fluxo contínuo de dados, mesmo que o disco rígido seja mais lento que a CPU.
4. Arquivo na memória: *
buffer para a memória: Os dados no buffer são então copiados para o local da memória alocada.
*
identificador de arquivo: O sistema operacional cria uma alça de arquivo, que é um ponteiro para a localização do arquivo na memória. Isso permite que os programas acessem os dados diretamente.
5. Acesso ao programa: *
identificador de arquivo: O programa usa o identificador de arquivo para acessar e manipular os dados na memória.
Pontos de chave: *
OS Control: O sistema operacional é o intermediário entre o programa e o dispositivo de armazenamento. Ele lida com todos os detalhes de baixo nível do acesso ao arquivo.
*
Eficiência: O sistema operacional usa várias técnicas de otimização para tornar a transferência de dados o mais rápido possível. Isso inclui os dados usados recentemente em cache na memória, usando algoritmos de agendamento de disco para otimizar os padrões de acesso ao disco e pré-buscar dados que provavelmente serão necessários em breve.
*
Memória virtual: Os sistemas operacionais modernos geralmente usam memória virtual, que permite que os programas usem mais memória do que o fisicamente disponível. Nesse caso, o sistema operacional pode armazenar partes dos arquivos no disco e carregá -los apenas na memória quando necessário.
Analogia simplificada: Imagine que você deseja ler um livro (arquivo) de uma estante de livros (disco rígido). Você pede ao bibliotecário (sistema operacional) para encontrar o livro e trazê -lo para você. O bibliotecário recupera o livro, o traz para uma tabela (memória) e fornece um marcador (identificador de arquivo) para marcar sua posição. Você pode ler o livro (acessar os dados) na tabela.