Dispositivos de armazenamento terciário são tecnologias de armazenamento de dados que fornecem armazenamento de alta capacidade e longo prazo. Eles normalmente são usados para armazenar grandes volumes de dados que são acessados ou arquivados com pouca frequência. Exemplos de dispositivos de armazenamento terciário incluem:
- Fita magnética:A fita magnética é um rolo de plástico fino revestido com material magnético. Os dados são armazenados na fita na forma de pulsos magnéticos. A fita magnética tem sido usada há décadas e ainda é comumente usada para armazenamento de arquivos devido ao seu baixo custo e alta capacidade.
- Disco óptico:Discos ópticos, como CDs, DVDs e discos Blu-ray, usam lasers para ler e gravar dados em uma superfície reflexiva. Os discos ópticos tornaram-se populares para armazenar grandes quantidades de dados, como filmes e software, devido ao seu tamanho compacto e durabilidade a longo prazo.
- Unidade de estado sólido (SSD):SSDs são dispositivos baseados em flash que usam memória não volátil para armazenar dados. Os SSDs oferecem velocidades de acesso a dados mais rápidas e maior confiabilidade do que as unidades de disco rígido (HDDs) tradicionais, mas também são mais caros. Os SSDs estão sendo cada vez mais usados para armazenamento terciário à medida que se tornam mais acessíveis.
- Armazenamento em nuvem:o armazenamento em nuvem envolve o armazenamento de dados em servidores remotos pela Internet. Este tipo de armazenamento está se tornando cada vez mais popular, pois fornece acesso conveniente aos dados de qualquer local com conexão à Internet.
Os dispositivos de armazenamento terciário são normalmente usados em conjunto com dispositivos de armazenamento primário e secundário para criar um sistema de armazenamento hierárquico. O armazenamento primário, como RAM, é usado para dados acessados com frequência, o armazenamento secundário, como HDDs, é usado para dados acessados com menos frequência e o armazenamento terciário é usado para dados raramente acessados ou arquivados.