Inodes (nós de índice) são estruturas de dados usadas em muitos sistemas de arquivos para armazenar informações sobre arquivos. Cada arquivo no sistema possui um inode correspondente, que contém as seguintes informações:
Tamanho do arquivo
Tipo de arquivo (por exemplo, arquivo normal, diretório, link simbólico, etc.)
Permissões de arquivo (por exemplo, leitura, gravação, execução)
Proprietário do arquivo
Grupo de arquivos
Hora de criação do arquivo
Hora de modificação do arquivo
Tempo de acesso ao arquivo
Blocos de dados de arquivo (ponteiros para os blocos de dados que contêm o conteúdo do arquivo)
Outras informações específicas do arquivo (por exemplo, para links simbólicos, o caminho de destino)
O inode é a estrutura de dados central usada pelo sistema de arquivos para gerenciar arquivos. Ele contém todas as informações que o sistema precisa saber sobre um arquivo para acessá-lo e gerenciá-lo.
Os inodes são normalmente armazenados em uma área separada do disco dos blocos de dados do arquivo. Isso é feito por motivos de desempenho, pois permite que o sistema de arquivos encontre e acesse rapidamente as informações do inode sem ter que pesquisar os dados do arquivo em todo o disco.
Em alguns sistemas de arquivos, os inodes são armazenados em uma tabela de tamanho fixo. Isso significa que o número de inodes disponíveis é limitado e, se todos os inodes estiverem em uso, nenhum novo arquivo poderá ser criado. Em outros sistemas de arquivos, os inodes são alocados dinamicamente. Isto significa que novos inodes podem ser criados conforme necessário e o número de inodes disponíveis não é limitado.