SATA significa Serial Advanced Technology Attachment , um dispositivo na placa-mãe do computador. SATA , que usa uma conexão serial, substitui o mais velho e mais lento ATA paralela ( Advanced Technology Attachment ), também conhecido como PATA ( Parallel tecnologia avançada anexo) . SATA utiliza cabos mais finos ; esfria mais eficaz durante a execução de forma mais confiável do que o ATA. Função
A principal função de um SATA é realizar a transmissão de dados em modo serial, um bit por vez. Ele transfere dados entre a placa-mãe e outros dispositivos que fornecem armazenamento em massa , como um disco rígido, unidades de CD- ROM e outros componentes, como memória RAM (Random Access Memory) e CPU ( Central Processing Unit) de um computador. SATA suporta todo o ATA e ATAPI ( Advanced Technology Attachment Packet com Interface)
Tipos
Existem diferentes tipos de um Serial ATA : . SATA 1,5 Gb /s , SATA 3Gb /s, SATA 6Gb /s. SATA 1,5 Gb /s , também conhecido como , SATA/150 ou SATA I, fornece uma taxa de transferência de 1,5 gigabits por segundo. O segundo tipo é SATA 3Gb /s ou SATA/300 , que oferece uma taxa de transferência de 3 gigabits por segundo. Outro nome para SATA 3Gb /s é SATA 2 ou SATA II , que costumava ser o nome da SATA- IO (Organização Internacional Serial ATA) , um comitê que define as normas. O mais novo tipo de SATA é a SATA 6Gb /s ou o SATA/600 , que oferece uma taxa de transferência de 6 gigabits por segundo. A SATA 6Gb /s dobra a taxa de transferência máxima do SATA300 , o que também beneficia o flash ler velocidades.
Características
A SATA é uma ligação em série ou um único cabo que tem um mínimo de quatro fios . SATA vem com cabos planos em comparação com a PATA mais velho , que tem cabos mais volumosos . Um cabo SATA pode se estender até 1 metro de comprimento , enquanto o cabo PATA só pode estender até 40 centímetros de comprimento .
Considerações
Ao decidir sobre qual tipo SATA para usar, seria preciso levar em consideração os requisitos mínimos de utilização e taxas de transferência. Para um computador pessoal, um SATA I seria suficiente, porém, para uso em toda a empresa quanto maior a taxa de transferência , fornecido pela SATA II e SATA/600 , mais eficiente e confiável é o resultado.
< Br > Prevenção /solução
Redundância , eficiência e velocidade são importantes para ambientes corporativos , por isso utilizando um SATA durante um ATA é essencial. Os seletores de porta de um SATA II pode permitir duas conexões de host em uma unidade , proporcionando assim redundância. Quando uma porta ou host falhar, a reposição pode pegar ou assumir as funções do hospedeiro primário , mantendo o armazenamento disponível para conexões. Usando NCQ ( Native Command Queuing) melhora o desempenho geral de um SATA II. O NCQ irá fornecer o SATA II conduzir o algoritmo para ajudar a melhorar o desempenho , determinando a melhor maneira e para executar os comandos.