? A interface Serial Advanced Technology Attachment conecta discos rígidos de computadores e unidades de disco para placas-mãe. Desde a sua criação em 2003 , a interface tornou-se o método padrão para todas as conexões rígido do computador. A terceira geração do padrão SATA melhorou a velocidade de conexão e adicionou uma série de recursos adicionais para melhorar o desempenho . Devido à confusão causada pela segunda revisão transferindo a 3 Gb /s , enquanto os terceiros transferências de revisão de 6 Gb /s, a Serial ATA International Organization usa o termo "SATA Revision 3.0" para a especificação e "SATA 6 Gb /s " para a tecnologia . Velocidade
A terceira revisão das especificações SATA aumentou a velocidade máxima de transferência a partir de três gigabits por segundo para seis. Enquanto a maioria dos discos rígidos mecânicos não correr rápido o suficiente para aproveitar a velocidade de transferência mais elevada, eles vão beneficiar de uma melhor velocidade de cache no SATA 6 Gb /s. O aumento da velocidade de transferência forneceu um impulso muito necessário para drives de estado sólido de alta qualidade , que foram bater a velocidade máxima do SATA 3 Gb /s antes da atualização .
Conectores
discos rígidos de tamanho normal e drives ópticos usar a mesma conexão com SATA 6 Gb /s como fizeram com SATA 3 Gb /s. Para unidades menores, a terceira revisão acrescentou dois novos tipos de unidades connectors.1.8 polegadas agora apoiar um conector de força de inserção baixa , projetada para evitar danos. A revisão também acrescentou um conector menor projetado para unidades ópticas sete milímetros para notebooks ultrafinos .
Native Command Queuing
Todas as revisões de conexões SATA apoiar Native Command Queuing. NCQ armazena comandos pendentes para a unidade e envia-los na ordem mais eficiente. SATA Revision 3.0 adicionou um modo de transferência isócrona para NCQ que melhora áudio e vídeo streaming , priorizando as solicitações de mídia. Ele também acrescentou novos recursos de gerenciamento NCQ , permitindo um processamento mais eficiente de comandos.
SATA Revision 3.1
O Serial ATA International Organization lançou uma atualização para SATA Revision 3.0 em 2011 . SATA Revision 3.1 adiciona suporte para módulos de armazenamento universal para cableless extra de armazenamento para produtos eletrônicos de consumo . Revisão 3.1 também permite drives ópticos para abastecer completamente para baixo quando não estiver em uso para economizar energia. O comando Trim, essencial para manter o desempenho em drives de estado sólido , recebeu uma melhoria , bem como, permitir colocar em fila guarnição comandos para evitar o desempenho degradante.