? Estes dias , parece que todo mundo tem um recheado em seu bolso , pendurado em uma corrente chave, ou espalhados em sua mesa. O pen drive USB ou unidade flash, tornou-se um equipamento essencial para quem trabalha com computadores , seja no trabalho ou em casa. Um pen drive USB é de cerca de um a dois centímetros de comprimento. Ele contém um módulo de memória flash ligado a um conector ( USB ) Universal Serial Bus . O tamanho físico de um pen drive continua ficando cada vez menor , enquanto que o tamanho da memória flash está ficando cada vez maior, tornando-o ideal para a transferência de arquivos entre computadores ou fazer o backup de dados valiosos , como fotos e documentos . E uma vez que não contém partes móveis , é muito robusto. Memória Flash
O elemento chave de um pen drive USB é a sua memória flash.
Memória flash é um tipo de Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory (EEPROM) . É de memória que armazena os dados num chip , em vez de um disco giratório . É não-volátil , o que significa que pode armazenar dados sem usar nenhum poder. Esta tecnologia foi desenvolvida pelo Dr. Fujio Masuoka em 1980, quando ele era um funcionário da Toshiba .
Memória Flash tem muitas aplicações. Além de ser usado em um pen drive USB, ele é usado em sistemas portáteis de jogos , leitores de MP3 , câmeras digitais e muitos outros dispositivos.
Como Funciona
A USB pen drive tem um conector USB macho em uma extremidade, e no resto do corpo é um invólucro de plástico que contém uma pequena placa de circuito . A placa de circuito contém alguns circuitos de alimentação e três Circuitos integrados ( ICs) , que faz interface com o conector USB , outra que contém a memória flash e outro que serve como condutor para a memória flash. Ele também contém um oscilador de cristal de controlar o seu relógio de 12 MHz . Osciladores de cristal de usar um cristal de vibração que cria um sinal eléctrico muito preciso . O cristal mais comum utilizado em um oscilador de cristal de quartzo é . . Estes são frequentemente utilizados em relógios de quartzo
conectado a qualquer porta USB em um computador (há duas versões : USB 2.0 e 1.1 , a maioria dos computadores construídos nos últimos cinco anos, suportar tanto ) e é usada como um disco rígido externo . Sistemas operacionais Windows e Macintosh simplesmente deixá-lo passar arquivos para ele e dele da mesma forma que iria mover arquivos dentro da estrutura de pastas do seu computador.
Fabricantes pen drive USB continuar a aumentar a capacidade (a 256 gigabytes cartão de memória flash foi introduzido em 2009) e velocidade de seus pen drives , o que significa que continuará a ser uma valiosa ferramenta para os usuários de computador para os próximos anos .