discos rígidos são maravilhas da engenharia. Um motor " atuador " move um braço equipado com uma cabeça de leitura e escrita sobre e entre vários pratos do disco empilhados, normalmente girando em velocidades entre cerca de 5.400 e 7.200 rotações por minutos ou mais. Com todas estas peças móveis e componentes elétricos , discos rígidos são bastante os dispositivos mecânicos complexos. Como tal, quando eles falham, eles geralmente falham completamente , e eles inevitavelmente como os seus componentes mecânicos degradar. Infelizmente, às vezes isso acontece muito cedo na vida de um disco rígido e dados preciosos está ameaçada. Saber detectar falha no disco rígido precoce pode salvar seus dados e a dor de cabeça que resulta da perda de dados. Instruções
1
Ouça sons vindos do disco rígido enquanto ele está sendo lido ou escrito. Se isso faz misteriosas, repetitivos ruídos clicando , algumas coisas poderiam estar acontecendo. Cabeça de leitura e gravação do disco rígido pode estar falhando , o motor do atuador pode estar falhando ou os pratos do disco podem estar girando de forma incorreta.
2
Preste atenção aos sinais do lado do software das coisas. Será que o computador congela muitas vezes em operação padrão , exigindo um hard reboot (bater o interruptor de alimentação ) ? Será que o computador congela ao tentar inicializar um sistema operacional ? Leva um tempo longo demais para carregar arquivos ou inicializar um sistema operacional ? Tem alguns arquivos desapareceram sem causa? A resposta "sim" para qualquer uma dessas perguntas pode ser um sinal precoce de que uma unidade de disco rígido está no seu caminho para o céu disco rígido.
3
Ative Self- Monitoring, Analysis and Reporting Tecnologia ( inteligente) na BIOS. Isto irá monitorar o desempenho do disco, permitem acessar relatórios de leitura e gravação falhas, desempenho motor e prato RPM.