Uma interface de disco rígido representa o método de conexão utilizado pelo disco rígido para se comunicar com o computador. Desempenho de um computador está diretamente relacionada com a velocidade da unidade de disco rígido, de modo que o desenvolvimento de padrões de interface de disco rígido representa um elemento fundamental no processo de evolução do PC . Velocidade e facilidade de uso foram as duas coisas principais produtores mantidos em mente ao desenvolver novos padrões de interface . Legado
As primeiras interfaces de disco rígido foram os chamados hard- cartões. Estes cartões consistia em um disco rígido montado diretamente em uma placa de controlador , que foi inserido em uma porta ISA . Sua maior vantagem é sua facilidade de montagem , como você só tinha de inserir todo o cartão de hard em um slot ISA livre .
Evolução
Em um ponto , os fabricantes percebi que eles não tem que manter a unidade de disco rígido na placa, e é assim que a ATA apareceu . IBM usado pela primeira vez em 1986. O nome vem de seu ATA PC IBM /AT computador , ATA pé por AT Attachment . Moveram-se o disco rígido fora do tabuleiro e integrou o controlador na unidade , que liga a unidade à placa com um cabo de 40 pinos .
ATA
diferentes padrões significava velocidades diferentes. Começando com a primeira geração de ATA , que só deu uma taxa de transferência de dados Mb /s 4.3, as velocidades continuam aumentando. Futuras versões do ATA atingiram 13,3 MB /s, 16,6 MB /s, 33 Mb /s , 66 Mb /s, 100 Mb /s, e, finalmente, 133 Mb /s com a última versão . Após a última versão ATA , anteriormente conhecido como ATA7 , o padrão SATA foi introduzido pelo Serial ATA Working Group em 2002.
SATA
As Normas SATA usado apenas uma cabo de 4 pinos , mas suas velocidades eram muito maiores em comparação com o padrão ATA. A primeira versão do SATA deu velocidades de 150 MB /s, enquanto que a segunda geração subiu a uma taxa de 300 Mb /s de transferência. A terceira geração , lançado em 2009, entregou uma taxa de transferência de 600 MB /s. Um grande recurso introduzido com o padrão SATA é a capacidade de hot- swap, o que significou um disco rígido pode ser adicionados ou removidos sem a necessidade de desligar o PC.
SCSI
Outro padrão , lançado no mesmo período que o ATA , é a interface SCSI. Proporcionando velocidades mais altas e desempenho do que a ATA , SCSI foi o mais utilizado na época por parte das empresas devido ao seu preço mais elevado.
Soluções Externas
soluções externas foram introduzidas para backup ou dados fácil transporte . A primeira tecnologia utilizada para esta finalidade era FireWire . Lançado em 1995 pela Apple, o padrão FireWire também foi usado para impressoras , câmeras digitais e outros dispositivos. O próximo padrão era USB 2.0. Foi lançado em 2000 e ofereceu velocidades maiores do que a primeira versão, rapidamente se tornando o método mais utilizado para conexões não apenas para discos rígidos , mas para a maioria dos periféricos de computador também. eSATA é a solução externa fornecida pelo Serial ATA Working Group , os criadores dos padrões SATA , oferecendo seis vezes maiores velocidades do que USB ou FireWire.