Integrated Drive Electronics (IDE) tecnicamente refere-se a qualquer unidade de disco que inclui um controlador de disco embutido. No uso diário , no entanto, IDE normalmente refere-se ao mais velho Advanced Technology Attachment (ATA) interface de unidade , também chamada de Parallel ATA ( PATA) . Com o seu lançamento em 2003 , a Serial ATA (SATA) tornou drives IDE usando a interface PATA obsoleto. Paralelo vs Serial
Blocos de dados são referidos como " Palavras ". Com interfaces paralelas usados em drives IDE mais antigos, uma palavra inteira é enviado através de um cabo de uma só vez . Em interfaces seriais , usados em discos SATA , a palavra é dividida em bits para transferência , então é remontado ao seu destino .
Interfaces Paralela exigir que um cabo tem um canal separado --- ou pino e fio - - para cada bit de uma palavra. Isto resulta em cabos e conectores de grandes e dispendiosos . Além disso, cada canal tem o potencial de causar interferência eletromagnética com canais vizinhos , limitando o clock máximo da interface e do comprimento do cabo.
Interfaces seriais requerem altas velocidades de processador para dissimular e remontar palavras para transferência , mas permitir cabos menores, mais baratos, e mais longos , bem como taxas de clock de interface mais rápidos. Graças a tecnologias de processadores modernos , é mais barato e mais fácil de fazer transferências de disco mais rápido usando interfaces seriais do que com interfaces paralelas.
Taxas de transferência
as interfaces PATA oferecido transferência taxas de até 133 megabytes por segundo ( MB /s) antes de serem feitas obsoleto pela SATA . Os primeiros drives SATA oferecido taxas de transferência de até 150 MB /s. Com o lançamento do SATA Revision 3.0 , em 2009 , a interface SATA pode atingir velocidades de 600 MB /s.
Cabos e Conectores
Um IDE de 80 pinos (ou PATA) cabo. unidades
Older IDE utilizar cabos de largura que consistem em 40 ou 80 fios e pinos do conector. Cabos IDE pode conectar dois dispositivos IDE no mesmo cabo , configurando jumpers em cada dispositivo conectado. A maioria dos drives IDE utilizado um conector molex de 4 pinos padrão para o poder.
Drives SATA , usar cabos e conectores que podem atingir comprimentos mais longos do que os cabos IDE finas pequenas . Cabos SATA só pode conectar um dispositivo por cabo , mas nenhuma configuração de jumper é necessária. SATA também unidades usam conectores de alimentação SATA , exigindo tanto uma fonte de alimentação que fornece conectores de alimentação SATA ou um adaptador Molex- SATA .
Outras características
A interface SATA inclui vários recursos que anteriormente estavam disponíveis apenas nas interfaces muito mais caros. Native Command Queuing ( NCQ) e hot- entupimento são suportados, e arrays RAID são mais viáveis do que com drives IDE mais antigos. O preço acessível da SATA tem feito muitos recursos de nível empresarial disponível para usuários domésticos e de pequenas empresas .