O termo BIOS significa Sistema Binário de Entrada /Saída . Este sistema é a base da maioria das suas operações de computador . Ao ligar um PC , o tipo de BIOS é geralmente listado. O BIOS também pode relatar outros recursos de seu computador para que a tela de inicialização inicial, incluindo disco rígido ou discos e seu tamanho, a quantidade de memória do seu computador, eo tipo de Unidade Central de Processamento (CPU) instalado em seu computador . História
BIOS foi introduzida com os primeiros PCs para facilitar a comunicação entre a CPU e outros subsistemas de computação , como memória, discos rígidos e vídeo. Foi concebido como uma solução para o problema de endereços diferentes para diferentes subsistemas em diferentes computadores . Embora os primeiros PCs tinham BIOS , como computadores avançados , BIOS tinha de também avançar . Os limites de memória e tamanho do disco rígido em muitos PCs início era uma limitação do BIOS. O BIOS não foi capaz de ver a memória ou espaço em disco rígido acima de um determinado nível. Como as necessidades de memória e armazenamento aumentou , os fabricantes de BIOS tiveram que acomodar as necessidades crescentes.
O que faz
o BIOS funciona como um intermediário entre o CPU e outros sistemas. Porque ele fica entre a CPU e os sistemas , como discos rígidos , memória de acesso aleatório (RAM) e adaptadores de vídeo de vídeo, a CPU, sistema operacional e software em execução no computador não precisa saber o endereço exato de cada subsistema. Essas informações são armazenadas no BIOS e CPU, sistema operacional e outros programas simplesmente solicitar e receber informações de BIOS do seu computador. O BIOS acessa diretamente os subsistemas .
Configurações comuns
configurações da BIOS comuns incluem coisas tão básicas como relógio e calendário do seu computador. Ajustes mais avançados podem incluir a quantidade de memória do sistema alocados para uso de vídeo ou se para exigir uma senha na inicialização. BIOS que são mais modernos permitem que você defina a seqüência de inicialização. Por exemplo, o sistema pode ser configurado para inicializar a partir de uma chave USB em primeiro lugar, e se nada for encontrado , em seguida, conduzir o CD. Se nem uma chave USB inicializável nem unidade de CD foi encontrado em seu sistema, ele iria arrancar a partir de seu disco rígido padrão.
Como ele é armazenado
BIOS foi originalmente armazenado em um chip chamado Programmable Read Only Memory ( PROM ) . Porque estes podem ser programados apenas uma vez, atualizar o BIOS de um computador exige que todo o chip ser substituído. No início da década de 1990, foram entregues na BIOS Erasable Programmable Read Only Memory ( EPROM ) . EPROMs podem ser apagadas com luz ultravioleta e depois reprogramada se um sistema precisava de uma atualização de BIOS. Reprogramação um EPROM requer que você para remover o chip e colocá-lo em um leitor de EPROM . A maioria dos computadores modernos usam uma eletricamente Erasable Programmable Read Only Memory (EEPROM) . EEPROM pode ser apagada e reprogramada em seu computador.
BIOS Updates
Na maioria dos casos , o computador não vai precisar de uma atualização de BIOS. No entanto, se a segurança ou desempenho grave falha é descoberta no BIOS, o fabricante do computador pode recomendar que você atualizar o seu BIOS. Porque controla tantas funções do computador de baixo nível , ser muito cautelosos sobre a instalação de atualizações de BIOS de outra pessoa que não o fabricante do computador . Vírus de BIOS e vermes , embora não seja comum, pode prejudicar seu computador.