O sistema de entrada /saída básico , abrigado em um chip na placa-mãe , é um elemento permanente do computador pessoal . As pessoas que têm pelo menos algum conhecimento do funcionamento interno do PC pode pensar na BIOS como nada mais que um programa , acessado na inicialização, que contém várias configurações de hardware que o usuário pode alterar. Mas a BIOS tem muitas outras responsabilidades. Funções BIOS
Quando o computador é iniciado, a primeira coisa que o BIOS faz é executar o power-on self -test , que detecta e identifica o hardware instalado no computador . Se o BIOS detectar um problema com um dispositivo, ele instrui o computador para emitir uma série de sinais sonoros ou exibir uma mensagem na tela que descreve o problema. Se não houver erros de sistema , então a BIOS carrega as configurações de hardware pré-definidos e instrui o computador para arrancar a um dispositivo. Uma vez que o BIOS terminar todas as suas tarefas , verifica-se o controle do computador para o sistema operacional.
CMOS
O semicondutor de metal -óxido complementar , também chamada de CMOS RAM, armazena os parâmetros de hardware e registra a data ea hora. O CMOS é instalado em um chip não-volátil de memória flash , um chip de armazenamento formado a partir de eletricamente apagável e programável de memória só de leitura - um tipo mais velho de memória não-volátil - na placa-mãe . O CMOS , como o termo " não-volátil " indica , mantém seus dados mesmo quando o computador está desligado. Cada vez que você faz uma alteração na BIOS , o computador grava as alterações aos CMOS. Computadores muitas vezes abrigar a RAM CMOS no mesmo chip que o BIOS
CMOS Battery
A bateria CMOS - . Uma bateria recarregável feita de íon de lítio - fornece energia para o CMOS . Se a bateria morre, o CMOS vai esquecer a data e hora , eo computador irá pedir-lhe para reinserir as informações cada vez que você ligar o PC. Computadores mais antigos utilizados uma bateria feita de níquel-cádmio, que é mais pesado e tem menos carga do que as baterias de íon de lítio fazer. Antes que os computadores começaram a usar memória não volátil para armazenar a configuração da BIOS , se a bateria falhar, todas as configurações do BIOS foram perdidas.
Piscando
O termo " piscar o BIOS " se refere ao processo de substituir o chip ROM com uma versão atualizada do BIOS. A maioria dos fabricantes de placas-mãe actualizar regularmente o BIOS não só para corrigir erros, mas para adicionar configurações adicionais e melhorar a compatibilidade com hardware mais recente. Ao contrário dos sistemas operacionais , que devem ser atualizados a cada vez que um novo patch , pacote ou kernel é lançado, você não deve atualizar o BIOS a menos que você está tendo problemas com seu computador.