Ao inicializar um computador, alguns usuários podem receber uma mensagem de erro alertando-os de um erro "CMOS checksum ", no qual CMOS significa complementar semicondutor de metal - óxido . Depois de exibir a mensagem, o computador irá se recusar a sequer carregar o Windows . Esse erro está relacionado a sua placa-mãe e seu software integrado. Existem algumas coisas que você pode fazer para tentar corrigir este problema. BIOS
O sistema de entrada /saída básico é um pequeno aplicativo que está armazenado na memória interna de sua placa-mãe. Apesar de seu pequeno tamanho , este programa é fundamental para o processo de inicialização do seu computador. Se você encontrar problemas com sua placa-mãe ou com a sua BIOS , você pode querer flash-lo . " Piscando uma BIOS " refere-se à ação de atualização do programa. Enquanto placas-mãe mais antigas requerem que os usuários a piscar sua BIOS , transferindo o arquivo de atualização em um disquete e iniciar a partir dele , os modelos mais recentes permitem que os usuários iniciem o processo de flash a partir de uma sessão do Windows .
Redefinir as configurações
Se você receber uma mensagem de erro "CMOS checksum " durante a inicialização do computador, você pode querer primeiro redefinir o BIOS para as configurações de fábrica. Para entrar no BIOS , pressione a tecla que é atribuído a ele, enquanto as primeiras linhas de texto a partir de rolagem na tela após a reinicialização. Uma linha na tela indicará qual tecla apertar. Depois de ter conseguido abrir a tela de configurações da BIOS , selecione a opção " Carregar opções à prova de falhas " de entrada do menu. Confirme a sua seleção e salvar as novas configurações .
Substituir a bateria
Se você ainda receber a mesma mensagem de erro , você deve considerar a substituição da bateria CMOS. Esta bateria permite que sua placa-mãe para alimentar sua memória interna mesmo quando o computador está desligado. Se a bateria tiver sido drenada , você pode ser incapaz de arrancar e você pode receber um erro "CMOS checksum " . Baterias CMOS estão localizados na placa-mãe . Eles normalmente se parecer com uma versão maior das baterias usadas em relógios. Para removê-lo , desligue o computador da fonte de alimentação e retire a bateria do seu apoio . Leve a bateria original para uma loja que vende componentes eletrônicos e comprar um novo , similar, um. Você pode , em seguida, basta inserir o novo no suporte e tentar reiniciar o computador.
Corrupted BIOS
Se o BIOS foi corrompido durante o processo de piscar ou antes dele , você pode querer referir-se a documentação da placa-mãe para verificar se é possível reinstalá-lo. Algumas placas-mãe modernas tem um chip à prova de falhas de memória no lugar que mantém uma cópia limpa do BIOS em todos os momentos , permitindo que seus proprietários para reinstalá-lo , se necessário. Motherboards mais antigas podem não ter esse recurso e reinstalar o BIOS pode não ser possível . Em caso de dúvida , contacte o fabricante da placa-mãe .