A mensagem "Nenhum dispositivo inicializável detectado" significa BIOS do seu computador (sistema básico de entrada/saída) ou UEFI (interface de firmware extensível unificada) - o firmware que inicia seu computador - não consegue encontrar um disco rígido, SSD ou outro dispositivo de armazenamento que contenha um sistema de operação (como Windows, MacOS ou Linux) que pode carregar e inicializar. O sistema entra no utilitário BIOS/UEFI porque, sem um sistema operacional inicializável, não tem instruções sobre o que fazer a seguir. Está oferecendo a você a oportunidade de intervir e resolver manualmente o problema.
Aqui está um colapso:
*
Processo de inicialização: Quando você liga o seu computador, o BIOS/UEFI executa um autoteste de autoteste (postagem), verificando o hardware. Em seguida, ele procura um dispositivo inicializável - uma unidade com um carregador de inicialização (um pequeno programa que inicia o sistema operacional). Se não encontrar um, você recebe o erro.
*
Por que acontece: Vários motivos podem causar isso:
*
Cabo solto ou desconectado: O cabo que conecta seu disco rígido ou SSD à placa -mãe pode estar solto ou desconectado.
*
Falha no disco rígido ou SSD: A unidade em si pode ter falhado.
*
Ordem de inicialização incorreta: O BIOS/UEFI pode ser configurado para inicializar a partir de um dispositivo que não contém um sistema operacional.
*
setor de inicialização corrompida: O setor de inicialização (a parte da unidade que informa ao computador onde encontrar o sistema operacional) pode ser corrompido.
*
Falha no sistema operacional: O sistema operacional em si pode ser corrompido e incapaz de inicializar.
*
Hardware recém -instalado: Mudanças recentes de hardware podem interferir no processo de inicialização.
*
Configurações do BIOS/UEFI: As configurações incorretas do BIOS/UEFI, como um modo de inicialização incorreta (UEFI vs. Legacy) pode causar isso.
*
O que fazer: Entrando no utilitário BIOS/UEFI (geralmente pressionando Delete, F2, F10, F12 ou ESC durante a inicialização - verifique o manual da placa -mãe para obter a chave correta) permite:
*
Verifique o pedido de inicialização: Verifique se o disco rígido correto ou o SSD está listado primeiro na ordem de inicialização.
*
Verifique se há unidades detectadas: Verifique se seu disco rígido ou SSD é reconhecido pelo BIOS/UEFI. Caso contrário, há um problema de hardware (cabo solto, unidade com falha).
*
Redefinir as configurações do BIOS: Às vezes, redefinir o BIOS para os padrões de fábrica pode resolver problemas.
Se você os verificou e ainda recebe o erro, pode precisar de solução de problemas mais avançada, como:
*
Usando uma unidade USB inicializável ou CD/DVD: Crie uma mídia de instalação inicializável para o seu sistema operacional (Windows, Linux, etc.) para tentar reparar o sistema operacional ou reinstalá -lo.
*
Recuperação de dados (se possível): Se você suspeitar de uma falha no disco rígido, considere os serviços profissionais de recuperação de dados antes de tentar reparos.
O utilitário BIOS/UEFI é o seu ponto de entrada para diagnosticar o problema; Ele não resolve o problema em si, mas permite que você veja as informações necessárias para descobrir por que o processo de inicialização falhou.