O vinho é uma camada de compatibilidade que permite executar aplicativos do Windows no Linux. No entanto, é importante entender que 
 o vinho não é uma emulação perfeita  E nem todos os programas do Windows serão executados perfeitamente.  
 Aqui estão algumas categorias 
 de software que geralmente correm bem no vinho:    Jogos:   * 
 Jogos mais antigos: Muitos jogos clássicos dos anos 90 e início dos anos 2000 correm surpreendentemente bem no vinho. Eles costumam usar o DirectX 9 ou anterior, o que o vinho lida melhor. 
 * 
 Certos jogos mais recentes: Alguns jogos mais recentes, particularmente aqueles com gráficos mais simples e nenhuma medidas pesadas anti-travessuras, também podem funcionar. Verifique o banco de dados Winehq (veja abaixo) para obter compatibilidade específica do jogo.   
 Ferramentas de produtividade:   * 
 Microsoft Office: As versões mais antigas do Microsoft Office (como 2003 e 2007) podem funcionar bem. Versões mais recentes podem ser mais desafiadoras. 
 * 
 Adobe Photoshop: As versões mais antigas do Photoshop (CS3, CS4) geralmente trabalham com vinho. Versões mais recentes tendem a ser menos compatíveis. 
 * 
 Outras ferramentas: Muitas outras ferramentas de produtividade, como Notepad ++, 7-ZIP e alguns softwares CAD, também podem funcionar.   
 Outro software:   * 
 navegadores: Alguns navegadores, como o Internet Explorer, tiveram níveis variados de sucesso com o vinho. Geralmente, é melhor ficar com os navegadores disponíveis nativamente para o Linux. 
 * 
 Players de mídia: O VLC Media Player e outros estão disponíveis para o Linux; portanto, o uso de players de mídia no Windows no vinho não é necessário. 
 * 
 Aplicações específicas: Verifique o banco de dados WineHQ para ver se o seu software específico é conhecido por ser compatível.   
 Recursos para verificar a compatibilidade:   * Banco de dados winehq: O melhor recurso para verificar a compatibilidade é o banco de dados Winehq:[https://www.winehq.org/ ](https://www.winehq.org/) 
 * Este banco de dados contém relatórios substituídos pelo usuário sobre a compatibilidade de vários aplicativos do Windows com vinho. 
 * Geralmente, ele dirá se o aplicativo funciona, quais problemas ele tem e quais soluções alternativas podem estar disponíveis.   
 Coisas para lembrar:   * 
 Nem todo software funciona: O vinho ainda está em desenvolvimento, e muitos programas não funcionam ou terão problemas significativos. 
 * 
 desempenho: O vinho pode adicionar sobrecarga, portanto, espere algumas diferenças de desempenho em comparação com a execução do software no Windows. 
 * 
 Alternativas: Muitas vezes, existem boas alternativas de Linux disponíveis para o software que você precisa. Considere explorá -los antes de usar o vinho.  
 Por fim, a melhor maneira de saber se o seu software desejado funcionará é 
 Experimente você mesmo  . Faça o download do software e instale -o através do vinho. O banco de dados Winehq é um ótimo ponto de partida para ver o que os outros experimentaram.