A principal distinção entre SDRAM (Memória de Acesso Aleatório Dinâmico Síncrono) e DRAM (Memória de Acesso Aleatório Dinâmico) reside na sua sincronização com o relógio do sistema.
1.
SDRAM (memória de acesso aleatório dinâmico síncrono) :
- Síncrono:SDRAM opera de forma síncrona com o relógio do sistema do computador, o que significa que as transferências de dados são sincronizadas com o sinal do relógio.
- Transferência de dados:SDRAM lê e grava dados nas bordas ascendente e descendente do sinal de clock, dobrando a taxa de transferência de dados em comparação com a DRAM convencional.
- Desempenho aprimorado:Devido à sua operação síncrona, a SDRAM oferece desempenho aprimorado, latência reduzida e largura de banda maior do que a DRAM padrão.
- Uso:SDRAM era comumente usado em sistemas de computador mais antigos e foi amplamente substituído por tecnologias de memória mais rápidas, como DDR SDRAM e outras.
2.
DRAM (Memória Dinâmica de Acesso Aleatório) :
- Assíncrono:a DRAM opera de forma assíncrona com o relógio do sistema e as transferências de dados não estão diretamente vinculadas ao sinal do relógio.
- Transferência de dados:a DRAM normalmente lê e grava dados em uma única borda (aumentando ou diminuindo) do sinal do clock.
- Desempenho mais lento:a operação assíncrona resulta em desempenho mais lento, maior latência e menor largura de banda em comparação com SDRAM.
- Uso:A DRAM tradicional raramente é usada em sistemas modernos, pois foi substituída por tecnologias DRAM síncronas como SDRAM e suas gerações sucessoras.