Não é universalmente concordado que o Windows XP é "feio". A beleza é subjetiva e as preferências de design variam muito. No entanto, algumas críticas comuns à estética do Windows XP incluem:
*
aparência desatualizada: Lançado em 2001, suas opções de design (cores brilhantes, gradientes, skeuomorfismo) eram modernas na época, mas agora são consideradas datadas.
* Interface da confusão: Alguns encontram os inúmeros botões, barras de ferramentas e widgets para serem esmagadores e ineficientes.
*
Falta de consistência visual: Às vezes, elementos de diferentes idiomas de design são misturados, criando uma aparência menos coesa.
*
gráficos de baixa resolução: Com o advento das telas altas do DPI, os ícones e visuais de baixa resolução do XP parecem pixelados e embaçados.
No entanto, algumas pessoas apreciam esses aspectos do design do Windows XP: *
nostalgia: Para muitos, o XP evoca memórias da computação pessoal precoce e possui valor sentimental.
*
Simplicidade: Comparado aos sistemas operacionais mais recentes, a interface do XP pode ser percebida como mais direta e menos esmagadora.
*
Familiaridade: Tendo sido amplamente utilizado por muitos anos, seu design é instantaneamente reconhecível e familiar para muitos usuários.
Por fim, se você achar o Windows XP bonito ou feio é uma questão de gosto pessoal. Embora seu design possa não ter envelhecido graciosamente em comparação com os padrões modernos, ele foi bem recebido em seu tempo e continua sendo apreciado por alguns por sua simplicidade e valor nostálgico.