Não há uma única GUI "comumente usada" com o Linux, pois depende da distribuição específica e das preferências do usuário. No entanto, aqui estão algumas das GUIs mais populares:
Ambientes de desktop: *
Gnome: Conhecida por sua interface moderna e polida, o Gnome é uma escolha popular para muitas distribuições como Fedora, Ubuntu e Debian.
*
plasma kde: Oferece uma experiência altamente personalizável, com uma ampla gama de recursos e configurações. É frequentemente usado em distribuições como Kubuntu e OpenSuse.
*
xfce: Um ambiente de desktop leve que prioriza a velocidade e a eficiência. É uma boa opção para hardware ou usuários mais antigos que preferem uma interface mais simples.
*
canela: Inspirado no GNOME 3, a Cinnamon fornece um layout tradicional de desktop com foco na facilidade de uso. É o ambiente padrão para o Linux Mint.
*
mate: Com base no Gnome 2, o Mate oferece uma experiência clássica de desktop, com foco na estabilidade e familiaridade.
Gerentes de janela: *
i3: Um gerenciador popular de janelas de ladrilhos conhecido por suas opções de eficiência e personalização.
*
Sway: Um gerente de janelas baseado em Wayland que pretende ser um substituto para o i3.
*
xmonad: Outro gerenciador de janelas de ladrilhos conhecido por sua extensibilidade e poderosas opções de configuração.
Outras GUIs: *
lxde: Um ambiente de desktop leve que visa ser o mais amigável possível de recursos.
*
perigo: Um ambiente de desktop conhecido por sua interface exclusiva e fácil de usar.
*
Deepin: Um ambiente de desktop desenvolvido pela Distribuição Deepin Linux, oferecendo uma interface visualmente atraente e moderna.
Por fim, a melhor GUI para você dependerá de suas preferências e necessidades pessoais. Alguns fatores a serem considerados incluem:
*
desempenho: Quanta potência de processamento e RAM seu computador tem?
*
Personalização: Quanto controle você deseja sobre o seu ambiente de desktop?
*
Estética: Que tipo de aparência você prefere?
*
Recursos: Quais recursos específicos você precisa ou deseja?
Você pode experimentar diferentes GUIs em uma distribuição Linux usando uma máquina virtual ou instalando -as diretamente. A maioria das distribuições oferece várias opções de GUI durante a instalação.