É improvável que você possa executar o Linux diretamente em um Via 8505. Aqui está o porquê:
*
via 8505 é uma plataforma muito antiga. Foi lançado em 2003 e provavelmente está desatualizado demais para ter suporte moderno do kernel Linux.
*
Falta de motoristas modernos. O Via 8505 utiliza componentes de hardware que não são mais comuns nos PCs modernos. Encontrar drivers para o Linux que suportam esse hardware desatualizado pode ser incrivelmente desafiador.
*
Recursos limitados. O Via 8505 foi projetado para aplicações incorporadas de baixa potência, provavelmente sem RAM suficientes, armazenamento e desempenho geral para uma experiência moderna do Linux.
Possíveis soluções alternativas: 1.
Distribuições Linux especializadas: Você pode encontrar distribuições Linux muito antigas e não suportadas (como o Debian "Sarge") que poderiam ser executadas em uma plataforma tão antiga. No entanto, isso seria extremamente arriscado devido a vulnerabilidades de segurança e falta de compatibilidade de software.
2.
emulação: Você pode tentar imitar o ambiente Via 8505 usando uma máquina virtual como o Qemu. Isso envolveria encontrar e instalar uma imagem adequada do sistema operacional da plataforma e, em seguida, executar a distribuição Linux dentro dela.
3.
Compilagem cruzada: Se você precisar desenvolver software para o Via 8505, poderá compilar em um sistema moderno e transferir os binários para o dispositivo de destino.
Recomendação: É altamente recomendável considerar uma plataforma mais moderna para executar o Linux. O esforço necessário para fazer um trabalho via 8505 com o Linux provavelmente não vale o investimento e você enfrentará muitas limitações.