É uma boa ideia estar ciente de quem está usando seu roteador sem fio, especialmente se você estiver preocupado com a segurança. Veja como você pode descobrir se as fontes externas estão acessando sua rede:
1. Verifique a lista de dispositivos conectados do seu roteador: *
Faça login no painel de administração do seu roteador: Isso geralmente é feito inserindo o endereço IP do seu roteador (geralmente 192.168.1.1 ou 192.168.0.1) no seu navegador da web. Você precisará do nome de usuário e senha do seu roteador, que podem ser encontrados na documentação do roteador.
*
Localize os "dispositivos anexados", "dispositivos conectados" ou "clientes DHCP": O nome desta seção varia dependendo do modelo do roteador.
*
Revise a lista de dispositivos: Você verá os endereços MAC, endereços IP e, às vezes, nomes de dispositivos de dispositivos conectados. Procure quaisquer dispositivos que você não reconheça.
2. Use uma ferramenta de varredura de rede: *
Instale uma ferramenta de varredura de rede: Existem muitas ferramentas gratuitas e pagas disponíveis, como:
*
NMAP (Linux): Uma poderosa ferramenta de linha de comando.
*
Angry IP Scanner (Windows, Linux, MacOS): Uma ferramenta gráfica fácil de usar.
*
Wireshark (Windows, Linux, MacOS): Um poderoso analisador de pacotes de rede (mais avançado).
*
Digitalize sua rede: As ferramentas digitalizarão sua rede e exibirão uma lista de dispositivos conectados, incluindo os endereços MAC e os endereços IP.
*
Identifique dispositivos desconhecidos: Procure quaisquer dispositivos que você não reconheça. Você pode usar bancos de dados de endereço MAC on -line para tentar determinar o fabricante de dispositivos desconhecidos.
3. Procure atividade de rede incomum: *
Monitore o tráfego da sua rede: Você pode usar a interface do seu roteador ou uma ferramenta de monitoramento de rede para ver quais dispositivos estão usando a maior largura de banda.
*
Observe picos repentinos no uso de dados: Se você vir um aumento significativo no uso de dados sem explicação, isso poderá indicar atividade não autorizada.
*
Verifique se há processos incomuns em execução no seu computador: Às vezes, o malware pode se conectar a servidores externos sem o seu conhecimento. Verifique o gerenciador de tarefas ou a lista de processos do seu computador para obter processos suspeitos.
4. Ativar recursos de segurança no seu roteador: *
Ligue uma senha forte para o seu roteador: Altere a senha padrão para uma forte e única.
*
Use um protocolo de criptografia sem fio robusto (WPA2/WPA3): Evite usar o WEP, que é considerado desatualizado e inseguro.
*
Ativar filtragem de endereço MAC: Isso permite que você especifique quais dispositivos podem se conectar à sua rede.
*
Ativar firewall: O firewall do seu roteador pode ajudar a bloquear o acesso não autorizado à sua rede.
*
Atualize regularmente seu firmware do roteador: Isso ajuda a remendar vulnerabilidades e melhorar a segurança.
Considerações importantes: *
nem todos os dispositivos desconhecidos são maliciosos: Às vezes, as redes dos vizinhos podem se sobrepor, ou você pode ter esquecido um dispositivo que possui.
*
A varredura de rede pode ser um processo complexo: Se você não tiver certeza de como usar essas ferramentas, é melhor consultar um profissional de segurança cibernética.
Se você suspeitar que seu roteador está sendo usado por fontes externas: *
Altere a senha do seu roteador imediatamente. *
Considere usar uma VPN (rede privada virtual) para criptografar seu tráfego da Internet. *
Examine seus dispositivos em busca de malware. *
Entre em contato com o seu provedor de serviços de Internet para obter ajuda, se necessário.