Em uma WLAN 802.11g, cada ponto de acesso deve compartilhar o mesmo
ssid (identificador de conjunto de serviços) para que os usuários possam se mover com seus laptops e não perder a conectividade da rede.
Aqui está o porquê:
*
ssid é o nome da rede: Quando um dispositivo procura uma rede sem fio, ele procura SSIDs.
*
Roaming: Quando um usuário se move do intervalo de um ponto de acesso para outro, o dispositivo precisa alternar perfeitamente para o novo ponto de acesso. Esse processo é chamado de roaming.
*
SSID compartilhado permite roaming: Compartilhar o mesmo SSID em todos os pontos de acesso permite que o dispositivo do usuário reconheça a rede, mesmo quando ele se move fora do alcance de um ponto de acesso e para o alcance de outro. O dispositivo mudará automaticamente para o novo ponto de acesso sem perder a conectividade.
Outros fatores importantes para roaming sem costura: *
Cobertura sobreposta: Os pontos de acesso devem ter áreas de cobertura sobrepostas para garantir que sempre haja vários pontos de acesso dentro do alcance do dispositivo do usuário.
*
Handover rápido: O processo de entrega entre os pontos de acesso deve ser rápido e eficiente para minimizar as interrupções da conexão.
*
802.11r (transição rápida): Esse padrão ajuda a acelerar o processo de roaming, permitindo que o dispositivo cliente se autentique com o novo ponto de acesso antes de se desconectar do anterior.
Ao compartilhar o mesmo SSID e implementar essas outras considerações, os usuários podem se movimentar dentro de uma WLAN 802.11g sem perder a conectividade.