O VMware oferece uma variedade de tipos de rede para máquinas virtuais, cada uma projetada para fins e configurações específicas. Aqui está um colapso dos mais comuns:
1. Networking em ponte: *
Objetivo: Conecta VMs diretamente à sua rede física, permitindo que eles se comuniquem com outros dispositivos em sua rede, incluindo a Internet.
*
como funciona: As VMs recebem um endereço IP exclusivo em sua rede, como qualquer dispositivo físico. Eles podem acessar recursos na rede e ser vistos por outros dispositivos.
*
Melhor para: Quando você precisa de VMs para atuar como membros regulares da sua rede física, como servidores da Web, bancos de dados ou servidores de arquivos.
2. NAT Networking: *
Objetivo: Permite que as VMs se conectem à Internet e a outros dispositivos em sua rede, mas impede que sejam diretamente acessíveis por dispositivos fora da sua rede.
*
como funciona: As VMs se comunicam através de um serviço NAT (Tradução de Endereço de Rede) na máquina host. O tráfego deles é traduzido para o endereço IP do host antes de ser enviado.
*
Melhor para: Quando você precisa isolar as VMs de redes externas, permitindo que elas acessem os recursos da Internet. É uma boa opção para ambientes de desenvolvimento ou teste.
3. Rede somente para host: *
Objetivo: Fornece comunicação isolada entre as VMs e a máquina host. VMs em uma rede somente host não podem acessar a Internet ou outros dispositivos em sua rede.
*
como funciona: As VMs recebem endereços IP atribuídos em uma rede separada que é acessível apenas pelo host e outras VMs na mesma rede.
*
Melhor para: Quando você precisa de um ambiente controlado para VMs, especialmente para fins de desenvolvimento e teste.
4. Rede personalizada: *
Objetivo: Oferece a maior flexibilidade e personalização para configuração de rede.
*
como funciona: Permite criar redes complexas com configurações personalizadas, como VLANs, várias sub -redes e conexões de rede dedicadas.
*
Melhor para: Configurações avançadas de rede que exigem altos níveis de controle e layouts de rede específicos.
5. Switch distribuído VMware (VDS): *
Objetivo: Fornece uma plataforma de gerenciamento centralizada para configurações de rede virtual, especialmente em ambientes maiores.
*
como funciona: É uma chave lógica que permite gerenciar redes virtuais em vários hosts ESXi de um único ponto.
*
Melhor para: Implantações em larga escala, onde você precisa de controle centralizado sobre configurações de rede, segurança e desempenho.
6. Virtualização de rede: *
Objetivo: Emula os dispositivos de rede física em seu ambiente virtual, como roteadores, firewalls e balanceadores de carga.
*
como funciona: Usando a tecnologia de rede definida por software (SDN), você pode configurar e controlar dispositivos de rede virtual para criar redes complexas e seguras.
*
Melhor para: Cenários de rede altamente personalizados e dinâmicos, exigindo a flexibilidade das redes definidas por software.
O melhor tipo de rede para suas necessidades depende dos requisitos específicos do seu ambiente virtual. Considere fatores como segurança, desempenho e necessidade de acesso externo à rede ao tomar sua decisão.