Aqui estão 4 vantagens do modelo OSI em redes:
1.
padronização e interoperabilidade: O modelo OSI fornece uma estrutura comum para os protocolos de rede, permitindo que os dispositivos de diferentes fabricantes se comuniquem perfeitamente. Essa padronização promove a interoperabilidade, permitindo que diferentes componentes de rede trabalhem juntos, independentemente de sua tecnologia subjacente.
2.
Design modular: Ao dividir as funções de rede em camadas distintas, o modelo OSI permite o desenvolvimento independente e a solução de problemas de aspectos de rede específicos. Essa modularidade simplifica o design, implementação e manutenção de sistemas de rede, tornando -os mais gerenciáveis e flexíveis.
3.
Design e gerenciamento de rede simplificado: A abordagem em camadas do modelo OSI simplifica o design da rede, quebrando processos complexos em tarefas menores e gerenciáveis. Também facilita a solução de problemas de rede, permitindo que os engenheiros isolem problemas em camadas específicas, tornando o diagnóstico e a resolução mais eficientes.
4.
Segurança de rede aprimorada: O modelo OSI fornece um entendimento claro das ameaças e vulnerabilidades à segurança da rede. Ao isolar as preocupações de segurança para camadas específicas, os administradores de rede podem desenvolver medidas de segurança mais eficazes adaptadas a vetores de ataque específicos. Essa abordagem em camadas aprimora a segurança geral da rede e protege dados confidenciais.
Em essência, o modelo OSI promove uma abordagem estruturada e bem definida para o trabalho em redes, promovendo interoperabilidade, design simplificado, segurança aprimorada e melhor gerenciamento.