Não é totalmente preciso dizer que uma camada na rede executa "tarefas". É mais preciso dizer que uma camada
no modelo OSI (ou modelo TCP/IP) define um conjunto de funções ou responsabilidades que são cruciais para a comunicação de rede. Essas funções podem ser divididas em tarefas.
Aqui estão cinco funções principais que uma camada no modelo de rede pode executar, ilustrada com exemplos da
Camada de transporte (camada 4) :
1.
Segmentação de dados e remontagem: A camada de transporte divide grandes mensagens em pacotes menores (segmentos) para transmissão eficiente e as remonta no destino.
2.
Endereçamento e gerenciamento de portas: A camada de transporte usa números de porta para identificar aplicativos ou serviços específicos nos hosts de envio e recebimento. Isso permite que vários aplicativos compartilhem a mesma conexão de rede.
3.
Gerenciamento de conexão: A camada de transporte pode estabelecer, manter e encerrar conexões entre aplicações em diferentes hosts. Isso fornece uma entrega confiável e ordenada de dados.
4.
Controle de fluxo: A camada de transporte garante que os dados sejam enviados a uma taxa que o receptor possa manipular, impedindo que os transbordamentos de buffer e perda de dados.
5. Controle de erro: A camada de transporte implementa mecanismos como somas de verificação e reconhecimentos para detectar e corrigir erros na transmissão de dados.
É importante lembrar que cada camada no modelo de rede tem seu próprio conjunto de funções e tarefas, e essas funções funcionam juntas para facilitar a comunicação de ponta a ponta.