Praticamente
todos os sistemas operacionais modernos Apoie as redes ponto a ponto de alguma forma.
Aqui está o porquê:
*
Protocolos de rede subjacentes: Os sistemas operacionais usam protocolos de rede padrão como TCP/IP, que são a base da comunicação ponto a ponto.
*
Recursos de compartilhamento de arquivos: Os sistemas operacionais geralmente incluem recursos internos para compartilhar arquivos e pastas diretamente entre computadores, que é uma forma básica de rede ponto a ponto. (Exemplos:compartilhamento de arquivos do Windows, compartilhamento de macos, linux samba)
*
Aplicativos ponto a ponto: Uma vasta gama de aplicações populares depende de princípios ponto a ponto, incluindo:
*
compartilhamento de arquivos: Clientes torrent (uTorrent, bittorrent)
*
Mensagens: Alguns programas de mensagens instantâneas (por exemplo, versões mais antigas do Skype)
*
videoconferência: Aplicativos como Zoom e WebEx geralmente aproveitam o P2P para melhor desempenho.
*
jogos: Muitos jogos on -line usam conexões P2P para comunicação direta entre jogadores.
No entanto, existem nuances: *
"puro" ponto a ponto: Alguns sistemas operacionais podem não ter "modos de rede ponto a ponto", onde toda a rede é operada sem um servidor centralizado.
*
Recursos do sistema operacional: O nível de suporte para diferentes recursos ponto a ponto pode variar. Alguns sistemas operacionais podem ter recursos de compartilhamento de arquivos internos mais robustos do que outros.
Exemplos de sistemas operacionais e recursos P2P: *
Windows: Suporta a rede P2P através do compartilhamento de arquivos interno e é compatível com vários aplicativos P2P.
*
macOS: Semelhante ao Windows, o MacOS possui seus próprios recursos de compartilhamento de arquivos e suporta vários aplicativos P2P.
*
Linux: O Linux é altamente personalizável e as distribuições geralmente vêm com ferramentas de compartilhamento de arquivos como o Samba. Ele também suporta uma ampla gama de aplicativos P2P.
*
Android: Embora o próprio Android não possua recursos de ponto a ponto embutidos, ele executa uma ampla gama de aplicativos que usam P2P para comunicação.
*
iOS: O iOS é mais limitado quando se trata do compartilhamento de arquivos tradicional, mas suporta aplicativos P2P como o AirDrop para transferências rápidas de arquivos entre dispositivos Apple.
em suma: A rede ponto a ponto é um conceito fundamental suportado pelos protocolos de rede principal usados pelos sistemas operacionais modernos. Se um sistema operacional específico possui ou não recursos ou configurações especializadas para redes ponto a ponto pode variar, mas sem dúvida suportará aplicativos e interações P2P.