O hardware e o software que protegem as redes de computadores dos intrusos são conhecidos coletivamente como
segurança de rede . Aqui está um colapso dos principais componentes:
Hardware: *
firewalls: Aja como uma barreira entre sua rede e o mundo exterior, bloqueando o acesso não autorizado. Eles trabalham inspecionando o tráfego de rede de entrada e saída e permitindo apenas a comunicação aprovada.
*
Sistemas de detecção de intrusão de rede (NIDs): Monitore o tráfego de rede para atividades maliciosas e alerta os administradores sobre ameaças em potencial.
*
Sistemas de prevenção de intrusões de rede (NIPS): Semelhante aos NIDs, mas dê um passo adiante, bloqueando ativamente o tráfego suspeito.
*
Dispositivos VPN: Crie um túnel seguro e criptografado entre sua rede e usuários ou dispositivos remotos, protegendo a transmissão de dados.
*
comutadores de rede: Controle o fluxo de dados dentro da sua rede, ajudando a isolar dispositivos e impedir o acesso não autorizado.
Software: *
Software de firewall: Pode ser instalado em computadores individuais ou dispositivos de rede (como roteadores) para fornecer proteção. Os exemplos incluem o Windows Firewall, PfSense e Sophos UTM.
*
software antivírus: Protege contra malware como vírus, vermes e trojans, que podem ser usados para roubar dados ou obter controle do seu sistema.
*
Sistemas de detecção e prevenção de intrusões (IDPs): Versões de software de NIDs e NIPs, geralmente integrados a firewalls ou plataformas de gerenciamento de segurança.
*
Software de segurança de endpoint: Fornece proteção para computadores individuais em sua rede, incluindo antivírus, anti-malware e prevenção de perda de dados.
*
Informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM) Software: Coleta e analisa os dados de segurança de várias fontes para fornecer recursos abrangentes de monitoramento de ameaças e recursos de resposta a incidentes.
*
Software de controle de acesso à rede (NAC): Controles que podem acessar sua rede e os dispositivos que eles podem usar, aplicando políticas de segurança com base na identidade do usuário e na conformidade do dispositivo.
Conceitos -chave: *
Segurança em camadas: Uma combinação de diferentes soluções de segurança fornece proteção mais forte do que depender de apenas uma.
*
Melhores práticas: A implementação de senhas fortes, manter o software atualizado e educar os usuários sobre riscos de segurança são vitais para a proteção da rede.
Lembre -se de que a segurança da rede é um processo contínuo e você precisa avaliar e atualizar constantemente suas defesas para acompanhar as ameaças em evolução.