O processo de determinar o melhor caminho do ponto A ao ponto B em uma rede é conhecido como
Pathfinding .
Existem muitos algoritmos diferentes para a busca de caminhos, cada um com seus próprios pontos fortes e fracos, dependendo das necessidades específicas da aplicação. Alguns dos algoritmos mais comuns incluem:
*
Algoritmo de Dijkstra: Encontra o caminho mais curto entre dois nós em um gráfico, considerando o peso de cada borda.
*
a* pesquisa: Um algoritmo heurístico que usa uma estimativa da distância ao objetivo de priorizar quais caminhos explorar.
*
Pesquisa pela primeira vez: Explora o nível do gráfico por nível, encontrando o caminho mais curto em termos do número de saltos.
*
Pesquisa de profundidade: Explora o gráfico indo o mais profundo possível ao longo de cada ramo antes de voltar atrás.
A escolha do algoritmo de busca de caminho depende do aplicativo específico. Por exemplo, o algoritmo de Dijkstra é frequentemente usado para sistemas de navegação, enquanto uma pesquisa* é usada para o jogo IA.