As cinco camadas na pilha de protocolos da Internet, também conhecidas como modelo TCP/IP, são:
1.
Camada de aplicação: Essa camada é responsável por fornecer serviços a aplicativos, como navegação na Web, email e transferência de arquivos. Ele lida com interações do usuário e formatação de dados. Exemplos de protocolos nesta camada incluem HTTP, FTP, SMTP e DNS.
2.
Camada de transporte: Essa camada garante uma transferência confiável de dados entre aplicativos em diferentes hosts. Ele fornece serviços como segmentação, sequenciamento, controle de fluxo e verificação de erros. Os dois protocolos principais nesta camada são TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) e UDP (Protocolo do Datagrama do Usuário).
3.
Camada de rede: Essa camada é responsável pelo roteamento de pacotes de dados em toda a Internet. Ele determina o melhor caminho para os dados viajarem e lidar com o endereçamento e o roteamento. O protocolo principal aqui é IP (Internet Protocol).
4.
Camada de link de dados: Essa camada lida com o endereço físico e a detecção de erros para transmissão de dados em uma rede local. Ele gerencia o acesso à rede física e garante transferência de dados confiável sobre links físicos. Exemplos de protocolos incluem Ethernet e Wi-Fi.
5.
Camada física: Essa camada lida com a transmissão física de dados em uma rede. Ele define as especificações elétricas, mecânicas e processuais para a interface de rede e meios físicos. Os exemplos incluem cabo coaxial, cabo de fibra óptica e sinais sem fio.
É importante observar que este é um modelo simplificado, e algumas fontes podem categorizar as camadas de maneira diferente. No entanto, as funções e protocolos principais em cada camada permanecem consistentes.