Não há um único proprietário da Internet. É uma rede descentralizada de redes, o que significa que é uma coleção de sistemas de computador interconectados em todo o mundo que se comunicam.
Aqui está por que não há um único proprietário:
*
sem autoridade central: A Internet opera em um conjunto de protocolos e padrões que qualquer pessoa pode usar. Não existe uma entidade controlando sua infraestrutura ou acesso.
*
Muitas organizações envolvidas: Várias organizações desempenham um papel na manutenção da Internet, incluindo:
*
provedores de serviços de internet (ISPs): Essas empresas fornecem acesso à Internet a indivíduos e empresas.
*
Operadores de rede: Eles gerenciam a infraestrutura física, como cabos de fibra óptica e redes sem fio.
*
Registradores de nome de domínio: Essas empresas registram nomes de domínio, que são endereços legíveis por humanos para sites.
*
Organizações de padrões: Essas organizações definem os padrões técnicos em que a Internet conta.
Pense na Internet como um sistema de trânsito público. O sistema rodoviário é construído e mantido por várias entidades, mas todos podem usá -lo livremente. Da mesma forma, a Internet é construída e mantida por muitas entidades, mas todos podem acessar e usá -la.
Embora ninguém seja dono da Internet, existem empresas que possuem partes de sua infraestrutura. Por exemplo, o Google possui uma parte significativa dos cabos de fibra óptica do mundo, e o Facebook possui data centers que abrigam servidores e redes.
em conclusão: A Internet é uma rede vasta e complexa que não é de propriedade de nenhuma entidade única. É um recurso compartilhado que depende da cooperação de muitas organizações.