Dispositivos de rede e internetworking:uma quebra
Os dispositivos de rede e trabalho de internet são os heróis desconhecidos do nosso mundo conectado. Eles garantem que os dados fluam sem problemas entre os dispositivos, seja dentro de uma pequena rede doméstica ou em todo o mundo. Vamos nos aprofundar nos diferentes tipos:
i. Dispositivos de conexão em uma rede: *
cubos: São dispositivos básicos que transmitem todos os dados que recebem para todos os dispositivos conectados. Eles são simples e baratos, mas ineficientes devido a possíveis colisões de dados.
*
interruptores: Mais inteligente que os hubs, os switches aprendem os endereços de dispositivos conectados e dados encaminhados apenas para o destinatário pretendido. Isso os torna mais rápidos e mais eficientes.
*
Pontos de acesso sem fio (waps): Esses dispositivos permitem que os dispositivos sem fio se conectem a uma rede com fio, atuando como uma ponte entre os dois.
*
Cartões de interface de rede (NICs): Cada dispositivo em uma rede precisa de uma NIC para se conectar. Este cartão fornece o ponto de conexão físico para cabos de rede ou permite a comunicação sem fio.
*
pontes: Conecte dois segmentos de rede semelhantes, permitindo que eles se comuniquem como um. Eles podem filtrar o tráfego com base nos endereços MAC, melhorando a eficiência.
ii. Conectando redes: *
roteadores: Os diretores de tráfego da Internet, os roteadores conectam diferentes redes e determinam o caminho ideal para os dados viajarem. Eles usam endereços IP para direcionar pacotes de dados.
*
gateways: Atuar como um ponto de entrada e saída para uma rede, conectando -a a redes externas ou diferentes arquiteturas de rede. Eles podem executar a tradução de dados e a conversão de protocolo.
*
modems: Module e desmodule sinais digitais para transmitir dados sobre linhas telefônicas, linhas de cabo ou links de satélite. Essencial para se conectar à Internet por esses métodos.
*
repetidores: Estenda o intervalo de um sinal de rede ampliando -o, permitindo que os dispositivos mais se conectem.
*
firewalls: Esses dispositivos de segurança essenciais protegem as redes filtrando o tráfego de entrada e saída, bloqueando o acesso não autorizado e as ameaças em potencial.
iii. Outros dispositivos especializados: *
Balanceadores de carga: Distribua o tráfego de rede em vários servidores para evitar a sobrecarga e melhorar o desempenho.
* Multiplexadores
: Combine vários sinais de dados em um único meio de transmissão, maximizando o uso da largura de banda.
*
VPN Concentradores: Crie conexões seguras e criptografadas entre redes ou dispositivos individuais e uma rede remota, garantindo privacidade e segurança de dados.
Esta não é uma lista exaustiva, mas abrange os dispositivos de rede e trabalho de rede mais comuns e cruciais. Compreender suas funções é essencial para criar, manter e solucionar redes de todos os tamanhos.