Não é preciso dizer que camadas OSI específicas usam o Telnet para acesso remoto. A própria telnet opera em várias camadas do modelo OSI, principalmente:
*
Camada de aplicação (camada 7): O Telnet fornece a interface do usuário e lida com a interação com o sistema remoto. Ele define os comandos, formatos de dados e protocolos usados para comunicação.
*
Camada de transporte (camada 4): A Telnet normalmente usa o TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) para entrega de dados confiáveis e ordenados. O TCP estabelece uma conexão entre o cliente e o servidor, garantindo a integridade e a retransmissão de dados, se necessário.
*
camada de rede (camada 3): A Telnet conta com IP (Internet Protocol) para abordar e rotear pacotes de dados entre o cliente e o servidor. O IP lida com a entrega de pacotes de dados em toda a rede.
*
Camada de link de dados (camada 2): Essa camada depende da tecnologia de rede específica que está sendo usada. Ele lida com a transmissão física dos quadros de dados na interface de rede.
*
Camada física (camada 1): Essa camada lida com a transmissão física de bits de dados sobre o meio de rede, como cabos ou sinais sem fio.
Portanto, a telnet não se limita a uma única camada, mas aproveita várias camadas do modelo OSI para facilitar o acesso remoto. Nota importante: A telnet é considerada um protocolo inseguro, pois transmite dados em texto simples, tornando-o vulnerável a escutas e ataques de homem no meio. Para acesso remoto seguro, é altamente recomendável usar o SSH (shell seguro).