Não há um único padrão IEEE que defina o comprimento dos segmentos de cabo e o número de dispositivos em uma rede de barramento Ethernet. Isso ocorre porque as redes de barramento Ethernet foram amplamente substituídas por redes Ethernet comutadas.
Aqui está o porquê:
*
Ethernet precoce (10base5 e 10base2): Esses padrões mais antigos, frequentemente chamados de "shursnet" e "thinnet", respectivamente, definiram limitações físicas para o comprimento do cabo e o número de dispositivos. No entanto, eles raramente são usados hoje.
*
Ethernet moderno: Padrões Ethernet modernos como 100Base-TX, Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet utilizam interruptores, que criam domínios de colisão separados para cada dispositivo conectado. Isso significa que as limitações do comprimento do cabo e o número de dispositivos não são mais ditados por um único barramento, mas pelas capacidades dos próprios interruptores.
Portanto, as limitações no comprimento do cabo e no número de dispositivos em uma rede Ethernet moderna são determinados pelo tipo de comutador e pelo padrão suportado. Se você estiver interessado nas limitações específicas dos padrões mais antigos de barramento Ethernet, poderá analisar:
*
10base5 (shipsnet): Permitido até 100 segmentos de 500 metros cada, com um comprimento total do cabo de 5 quilômetros. Pode suportar até 100 dispositivos.
*
10base2 (ThinNet): Permitido até 185 metros de cabo com um máximo de 30 dispositivos.
No entanto, é importante observar que esses padrões são obsoletos e não são comumente usados nas redes modernas.