O tipo de protocolo de roteamento que anuncia apenas novos caminhos para outros roteadores da rede é chamado de protocolo de roteamento incremental
.
Aqui está o porquê:
*
Atualizações incrementais: Esses protocolos enviam apenas atualizações quando houver alterações na topologia de rede ou informações de roteamento. Isso salva a largura de banda e o poder de processamento, pois os roteadores não precisam re-divirtar a tabela de roteamento inteira toda vez que há uma pequena mudança.
*
Eficiência: Essa eficiência é particularmente importante em grandes redes, onde atualizações completas frequentes podem levar ao congestionamento da rede.
Exemplos de protocolos de roteamento incremental incluem:
*
RIP (protocolo de informações de roteamento): Esse protocolo é usado em redes menores e anuncia alterações na contagem de saltos para chegar a um destino.
*
ospf (Caminho mais curto aberto primeiro): Esse protocolo é amplamente utilizado em redes maiores e usa atualizações do estado de link para sinalizar alterações na topologia de rede.
*
EIGRP (Protocolo de roteamento de gateway interior aprimorado): Um protocolo proprietário que usa uma combinação de abordagens de vetor de distância e estado de ligação para melhorar a eficiência de roteamento.
Embora não seja estritamente incremental,
bgp (protocolo de gateway de borda) , que é usado para o roteamento inter-AS, também usa uma forma de atualizações incrementais. Os roteadores BGP anunciam apenas rotas que eles conhecem e que são acessíveis por meio de sua própria rede.
Por outro lado, protocolos de vetor de distância Como a RIP anuncia toda a sua tabela de roteamento para roteadores vizinhos periodicamente, mesmo que não haja alterações. Essa abordagem é menos eficiente em termos de consumo de largura de banda.