Aqui estão duas tarefas que devem ser concluídas antes que os roteadores possam usar OSPF para formar uma adjacência do vizinho:
1.
Estabeleça uma conexão física :Os roteadores precisam estar fisicamente conectados um ao outro. Essa conexão pode estar acima de uma variedade de mídias, como Ethernet, cabo de fibra óptica ou linhas seriais. Isso estabelece a via de comunicação básica.
2.
configure os mesmos parâmetros OSPF :Ambos os roteadores devem ser configurados com os mesmos parâmetros OSPF na interface que os conectam. Esses parâmetros incluem:
*
ID da área: Esta é a área OSPF a que a interface pertence. Os roteadores na mesma área podem formar adjacências vizinhas.
*
Máscara de rede: Os roteadores precisam ter a mesma máscara de rede para a interface para garantir que se reconheçam como parte do mesmo segmento de rede.
*
Olá e intervalos mortos: Esses parâmetros definem a frequência dos pacotes Hello enviados e o tempo permitido que um vizinho não responda antes de ser declarado morto.
Depois que essas tarefas forem concluídas, os roteadores podem trocar pacotes de hello e iniciar o processo de descoberta do vizinho. Este processo envolve a verificação do seguinte:
*
autenticação (se configurada): Se a autenticação OSPF estiver ativada, os roteadores deverão compartilhar a mesma senha ou chave de autenticação.
*
ID do vizinho (ID do roteador): Cada roteador deve ter um ID de roteador exclusivo.
*
versão ospf: Os roteadores devem apoiar a mesma versão do OSPF.
Deixe -me saber se você quiser mais informações sobre qualquer uma dessas etapas!