Não há um conjunto universalmente acordado de * quatro * categorias básicas de software. No entanto, o software geralmente é amplamente categorizado nesses quatro tipos, embora algumas categorizações usem agrupamentos diferentes ou mais categorias:
1.
software do sistema: Esta categoria inclui o software fundamental que torna o hardware do computador utilizável. Os exemplos incluem sistemas operacionais (Windows, MacOS, Linux), drivers de dispositivo, firmware e BIOS. Ele gerencia os recursos do computador e fornece uma plataforma para software de aplicativo.
2.
Software de programação: Isso abrange ferramentas usadas pelos desenvolvedores para criar outro software. Exemplos incluem compiladores, intérpretes, depuradores, ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) e editores de código.
3.
Software de aplicativo: Estes são programas projetados para os usuários finais para executar tarefas específicas. Esta é a categoria mais ampla e inclui processadores de texto (Microsoft Word), planilhas (Excel), navegadores da Web (Chrome), jogos e inúmeros outros aplicativos.
4.
software de utilitário: Esses programas ajudam a gerenciar, manter e otimizar os sistemas de computador. Os exemplos incluem software antivírus, utilitários de limpeza de disco, ferramentas de compactação de arquivos e monitores do sistema.
É importante observar que alguns softwares podem se enquadrar em várias categorias (por exemplo, um IDE é o software de programação e o software de aplicativo). Outras categorizações podem usar termos diferentes ou coisas de grupo de maneira diferente.