Não há uma lista universalmente aceita de cinco tipos de utilidade. No entanto, existem várias maneiras diferentes de categorizar a utilidade, dependendo do contexto. Aqui estão algumas classificações comuns:
1. Utilitário de formulário: Isso se refere à utilidade que um produto ganha com seu design, recursos e forma geral. Por exemplo, um smartphone com uma tela maior e uma câmera melhor possui mais utilitário de formulário do que um telefone básico.
2. Utilitário de tempo: Isso se refere ao valor que um produto ganha de estar disponível quando necessário. Por exemplo, uma loja de conveniência que fornece lanches e bebidas às 2 da manhã tem mais utilidade de tempo do que uma loja aberta apenas durante o dia.
3. Utilitário de local: Isso se refere ao valor que um produto ganha de estar disponível onde é necessário. Por exemplo, um posto de gasolina localizado em uma rodovia movimentada tem mais utilidade de lugar do que um situado em uma área remota.
4. Utilitário de posse: Isso se refere ao valor que um produto ganha de pertencer ao consumidor. Por exemplo, um novo carro traz utilidade de posse ao seu proprietário, dando -lhes a capacidade de transportar a si mesmos e seus pertences.
5. Utilitário de informação: Isso se refere ao valor que um produto ganha, desde o fornecimento de informações ao consumidor. Por exemplo, um site que oferece análises e comparações de produtos possui mais utilitário de informações do que um que simplesmente lista os preços.
Outros tipos de utilidade: *
Utilitário de serviço: Isso se refere ao valor obtido com serviços, como um salão de cabeleireiro ou um mecânico.
*
utilidade psicológica: Isso se refere ao valor emocional ou psicológico que um produto traz, como um relógio luxuoso ou um presente sentimental.
*
Utilidade social: Isso se refere ao valor que um produto ganha com seu impacto social, como um produto que promove a sustentabilidade ou o comércio justo.
É importante observar que essas categorias não são mutuamente exclusivas. Um produto geralmente pode ter vários tipos de utilidade. Por exemplo, um smartphone possui utilitário de formulário (seu design e recursos), utilidade de tempo (disponibilidade 24/7), utilidade de local (acessível em qualquer lugar com internet) e utilitário de informações (aplicativos e acesso à Internet).