As técnicas mais comuns de imagens do cérebro são a ressonância magnética ( MRI) e tomografia por emissão de pósitrons (PET). A ressonância magnética é uma técnica melhor para estruturas de imagens do cérebro , enquanto que uma ou outra técnica pode ser usada para função de imagem cerebral. Muitas empresas diferentes vender software de imagem cerebral para uso com ressonância magnética ou PET ou ambos. Software Imaging para a estrutura cerebral
exames de ressonância magnética fornecem excelente contraste dos tecidos moles. Por conseguinte , os investigadores e clínicos geralmente usam esta modalidade de imagem para a imagem da estrutura do cérebro . A Clínica Mayo vende um pacote de software chamado "Analisar ", que permite aos pesquisadores e clínicos para examinar e analisar os dados estruturais do cérebro de uma ressonância magnética .
Software Imaging para a função cerebral
MRI e imagiologia de PET pode ser usado para examinar o funcionamento do cérebro . Por exemplo, um pesquisador ou clínico pode apresentar um estímulo , como uma infusão de uma droga ou uma apresentação em vídeo de um filme, de um assunto e determinar quais partes do cérebro do sujeito que são ativados por estímulos. A Wellcome Trust para Neuroimagem fornece um mapeamento estatístico paramétrico ou pacote de software SPM para a análise de dados funcionais de PET ou de ressonância magnética, sem nenhum custo. No entanto, este pacote é executado em um ambiente MATLAB , então uma cópia do MATLAB deve ser instalado para que ele seja executado .
Software Imaging para outros usos
Alguns software de imagiologia cerebral pode ser utilizado para outros fins . Por exemplo , a ressonância magnética pode ser utilizada para medir as faixas de matéria branca do cérebro . Estas faixas transmitir informações entre as diferentes partes do cérebro. Os pesquisadores e os médicos podem usar o software fornecido gratuitamente pela Universidade de Oxford Departamento de Neurologia Clínica chamada FSL para analisar a integridade dessas faixas e seus caminhos .