computadores Linux, Unix e Mac OS X vem com um programa chamado " Cron " , que lhes permite agendar horários e datas em que os scripts importantes de manutenção do sistema podem ser executados . No entanto, a versão padrão do " Cron " não vem com interface gráfica do usuário (GUI) e deve ser usado a partir da linha de comando. A chave para a adição de scripts para o agendador " Cron " é usar o modo "Editar" da aplicação " Crontab " que vem com o sistema operacional. Instruções
1
Abra seu terminal, e em seguida, abra o programa de gerenciamento de cron " Crontab " , digitando o seguinte comando no terminal :
crontab-e
A "-e" bandeira significa "editar ". Ele vai abrir uma cópia do arquivo de configuração " Cron " usando o editor padrão definido para o seu sistema operacional. O editor padrão pode ser alterada , alterando o "$ EDITOR " variável de ambiente Unix
2
Digite o script que você gostaria de correr com a seguinte sintaxe: .
1 2 3 4 5 comando
Os números referem-se ao momento em que o comando será executado . Eles são, em ordem , "dia hora minuto mês DAY_OF_WEEK ". Você pode deixar de fora qualquer um dos intervalos de tempo , colocando um "*" em seu lugar. Aqui está um exemplo " Cron " comando:
15 14 ** 1 aSystemScript.sh
Esta correria o " aSystemScript.sh " roteiro cada segunda-feira (1) às 2:15 PM ( 14:15) . De acordo com o " dia da semana " campo , os números válidos são de 0 a 7, com tanto "0" e "7" referindo-se ao domingo.
3
Salve seu trabalho. A maneira de fazer isso depende do editor padrão para seu sistema operacional, mas normalmente você pode usar as teclas "Ctrl " e " S" em simultâneo para um teclado dos EUA ou " Cmd " e " S " ao mesmo tempo em um teclado da Apple para salvar. No entanto, alguns editores esotéricos , como vi ou nano pode ter diferentes combinações de teclas definidas.
4
Feche o editor. Quando o editor é fechado, " Crontab " lerá as alterações e fazer as atualizações necessárias para o programa " Cron " para você.