Sim, o Oracle Database e o Internet Information Services (IIS) podem coexistir no mesmo servidor. É possível configurar o Oracle Database para escutar em uma porta específica (por exemplo, 1521), enquanto o IIS escuta em uma porta diferente (por exemplo, 80). Aqui estão as etapas gerais para alcançar essa coexistência:
1. Instale o IIS: - Se o IIS ainda não estiver instalado, será necessário instalá-lo. IIS é um componente do Windows Server e pode ser habilitado através do “Gerenciador de Servidores” ou “Painel de Controle”.
2. Instale o banco de dados Oracle: - Instale o Oracle Database no mesmo servidor. Certifique-se de escolher uma instalação personalizada e especificar uma porta específica para o Oracle Net Listener, como 1521.
3. Configurar o ouvinte Oracle: - Edite o arquivo Oracle listener.ora, normalmente localizado no diretório "ORACLE_HOME\network\admin".
- Certifique-se de que a entrada "LISTENER" especifique a porta escolhida durante a instalação (por exemplo, porta 1521).
- Verifique o "STATUS" do ouvinte para garantir que está em execução.
4. Configurar o IIS: - Abra o Gerenciador do IIS.
- Expanda o nó do servidor e selecione a pasta "Sites".
- Clique com o botão direito no site padrão ou crie um novo site, se necessário.
- Selecione "Editar vinculações" no menu de contexto.
- Na caixa de diálogo "Vinculações de site", clique no botão "Adicionar".
- Especifique uma porta exclusiva para o seu site (por exemplo, porta 80), atribua um endereço IP específico (se necessário) e escolha o protocolo "HTTP".
- Clique nos botões "OK" para salvar as alterações.
5. Teste a configuração: - Depois de configurar o banco de dados Oracle e o IIS, tente conectar-se ao banco de dados Oracle usando a porta especificada. Por exemplo, no cliente Oracle, use uma string de conexão como:"Data Source=(DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=
)(PORT=1521)))".
- Além disso, teste seu site IIS navegando até a porta atribuída em seu navegador (por exemplo, "http://localhost:80" se estiver usando a porta 80).
Seguindo essas etapas, você poderá fazer com que o Oracle Database e o IIS coexistam no mesmo servidor, escutando em portas diferentes. No entanto, lembre-se de que a execução de ambos os serviços no mesmo servidor pode afetar o desempenho dependendo da carga de trabalho e dos recursos do sistema disponíveis.