A partir do Microsoft SQL Server 2000 , o Reporting Services tem sido uma valiosa ferramenta para os desenvolvedores a criar e implantar relatórios para usuários finais. Microsoft SQL Server Reporting Services foi projetado para permitir a criação de relatórios facilmente através de um assistente de construção de relatório ao mesmo tempo, permitindo que o desenvolvedor para criar e modificar a maioria dos aspectos do relatório manualmente. Usando o assistente Reporting Services vai cumprir a maioria das necessidades de relatórios gerais . Iniciando o Assistente
Dentro do Microsoft Visual Studio, clique em "Arquivo ", selecione "New" e selecione " projeto". Uma vez que a tela de New Project será exibida , selecione "Projetos de Business Intelligence " no menu Tipo de Projetos e Project Wizard Report Server a partir da lista de modelos. Nesta tela , o nome, localização e solução de nome pode ser criado. Preencha estes para fora em conformidade e clique em "OK ". A tela de boas vindas será exibida , clique em " Next" para continuar o assistente
Seleção Conexões Relatório e Dados
tela de seleção de Fonte de Dados lhe dará a opção de . usar uma fonte de dados compartilhada ou criar um novo. Se este é o primeiro relatório no projeto, você será forçado a criar uma nova fonte de dados. A fonte de dados vai exigir o nome do servidor SQL e informações de login. Se a fonte de dados serão utilizados em outros relatórios , marque a opção " Tornar esta uma fonte de dados compartilhada " caixa de seleção antes de seguir para a próxima etapa. Quando a ligação tiver sido feita, o projeto da tela de consulta será exibida. Esta tela permitirá que você digite uma instrução SQL direto ou procedimento armazenado para gerar os dados necessários para o relatório . O Query Builder é acessível a partir desta tela e pode ser usado se você não estiver familiarizado com a estrutura de banco de dados. O ecrã de selecção do tipo de relatório vai especificar se o relatório deve ser baseado em tabular ou baseados em Matrix. Se o relatório se encaixaria bem em uma tabela regular, " tabular " deve ser selecionada. Se o seu relatório terá colunas variáveis, " Matrix" deve ser selecionada.
Criando o relatório
The Design ecrã Table permitirá que você escolha quais colunas são mostrados . As colunas serão separadas em uma das três segmentações : Página, Grupo e detalhes. Estes segmentos diferentes agrupará os dados em um formato user-friendly. Um exemplo poderia ser o nome do país na página, o nome do estado no Grupo e nome da cidade em detalhes. Isso produziria um relatório que tinha uma página separada para cada país com um grupo de cidades em cada estado. O agrupamento dos dados permitirá uma opção no layout da mesa . A tela Escolher o Layout da tabela vai dar a opção de incluir subtotais ou ativar Detalhamento . Na próxima etapa , escolha o estilo de mesa, há a opção de escolher um esquema de cores para o seu relatório .
Configurando o Servidor
Se esta é a primeira relatório criado nesta solução , você será solicitado a inserir a localização do servidor de relatório ea pasta de implantação em tela Escolher Localização de Implantação. Por padrão, o servidor de relatório será http://servername/reportserver . A pasta de implantação pode ser qualquer coisa que define os relatórios.
Visualizando e implantando o Relatório
Depois que o assistente for concluído, você estará dentro do Visual Studio com o recém- criado relatório . Você é capaz de se mover colunas, adicionar gráficos e caixas de texto e visualizar o relatório. Depois de ter feito as alterações necessárias , navegue até o Solution Explorer e encontrar o relatório que você criou , clique com o botão direito para abrir o menu e clique em " Deploy ". Seu relatório será alojado em seu Gerenciador de Relatórios. O endereço padrão para o Gerenciador de Relatórios será http://servername/ReportManager .