Um cluster é um grupo de servidores SQL localizados em diferentes máquinas físicas e de preferência em linhas de rede distintos , que aparecem como um único SQL Server para o resto da rede . Dessa forma, se o servidor ativo falhar ou perder a conectividade de rede, outro nó assume. Há três opções ao instalar um cluster do SQL Server 2008, uma instalação integrada com o nó add , uma instalação avançada /enterprise e uma instalação de linha de comando. Instalação integrada com Adicionar Nó
A instalação integrada com opção de nó add requer menos passos para uma instância ativa do SQL Server. Na primeira etapa , o cluster está habilitado ea instância do SQL Server é criado. Isto tem a vantagem de levar o sistema on-line e tornando-o mais rapidamente disponível . Nós adicionais estão criando , executando configuração no servidor que você deseja adicionar e selecionando a opção "Adicionar nó a um cluster de failover do SQL Server" . A desvantagem desta opção é que, quando o cluster é criado primeiro , não é um verdadeiro conjunto , uma vez que consiste em um único servidor.
Avançada /Corporativa Instalação
a opção de instalação avançada /corporativa requer passos adicionais , mas é mais flexível porque foi destinado principalmente para soluções empresariais desenvolvidas e implantadas por terceiros. O primeiro passo consiste em preparar o nó inicial, inserindo as configurações de instâncias e criar o arquivo Configuration.ini com todas as informações de configuração. Ao contrário da instalação integrada , não há uma instância ativa depois deste primeiro passo , as configurações de cluster e de instância só foram parcialmente inseridos. A mesma opção de instalação avançada /corporativa é executado em nós adicionais e , em seguida, você fornecer o arquivo Configuration.ini criado no primeiro servidor para cada nó adicional.
Uma vez que todos os nós foram elaboradas a conclusão da instalação do servidor que servirá como o nó ativo e que deve ter direitos de propriedade sobre a parcela que contém o banco de dados SQL. Após esta etapa o cluster é viável e , se o nó ativo falhar , um dos nós passivos irão assumir. A vantagem deste método de instalação é que, quando o aglomerado é activado, é um verdadeiro conjunto com nós passivos suplementares . Configuração nos nós secundárias iniciais também é mais rápido do que com a opção de instalação integrada . É também a melhor opção para os desenvolvedores de terceiros que estão fornecendo uma solução, pois os servidores podem ser configurados antes do tempo e , em seguida, ativado no local.
Criando um Cluster na linha de comando
a instalação da linha de comando requer a maioria dos passos, mas pode ser útil em alguns casos. A instalação da linha de comando pode seguir tanto o integrado ou opção de instalação avançada /corporativa . Para instalar na linha de comando que você precisa o arquivo ConfigurationFile.ini . Ele pode ser criado por executar a instalação , seja integrado , Advanced /Enterprise ou adicionar nó e sair na página " Pronto para instalar " , antes da instalação está completa. O arquivo resultante pode ser usado para executar qualquer tipo de configuração a partir da linha de comando. Possíveis usos para uma instalação de linha de comando incluem padronização da instalação em uma grande empresa, ou executar uma instalação autônoma em nós passivos .