1.
Modelagem e Previsão Financeira: As planilhas são amplamente usadas para criar modelos financeiros para orçamento, prever vendas, projetar lucros, analisar oportunidades de investimento e avaliar riscos financeiros. Eles permitem fácil manipulação de variáveis para ver o impacto em diferentes resultados.
2.
Análise e relatório de dados: As planilhas se destacam na organização, classificação, filtragem e análise de grandes conjuntos de dados. As empresas as usam para rastrear números de vendas, dados demográficos dos clientes, níveis de inventário e outros indicadores importantes de desempenho (KPIs). Esses dados podem ser resumidos e apresentados em relatórios.
3.
Gerenciamento de inventário: Rastreando os níveis de inventário, o gerenciamento de reabastecimento de ações e o cálculo das quantidades ideais de pedidos são aplicativos comuns de planilha. As fórmulas podem calcular automaticamente os pontos de reordenar e sinalizar itens de baixa estoque.
4.
Gerenciamento de projetos: As planilhas podem ajudar a gerenciar cronogramas, orçamentos e recursos do projeto. Os gráficos de Gantt (geralmente criados usando o software de planilha) visualizam tarefas de projeto e suas dependências, enquanto outros recursos podem rastrear progressos, despesas e atribuições de equipe.
5.
Rastreamento de vendas e gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM): As planilhas podem ser usadas para registrar transações de vendas, rastrear interações com os clientes, analisar tendências de vendas e gerenciar dados do cliente. Embora o software CRM dedicado ofereça recursos mais avançados, as planilhas fornecem uma solução simples e acessível para empresas menores.