Seja ilegal consertar computadores das pessoas sem licença, depende muito da sua localização e das especificidades do que você está fazendo. Não há uma resposta universal única.
Em muitos lugares, simplesmente oferecer serviços de reparo de computadores ao público para compensação pode exigir uma licença comercial, independentemente de você estar realizando um trabalho altamente técnico. Isso ocorre porque a administração de uma empresa geralmente requer licenças e licenças para operar legalmente.
Além de uma licença comercial geral, algumas jurisdições podem ter requisitos específicos para aqueles que trabalham em certos tipos de equipamentos, principalmente se envolverem áreas regulamentadas como:
*
Segurança de dados: Se você estiver lidando com dados confidenciais, poderá precisar de certificações ou licenças relacionadas à privacidade e segurança de dados (por exemplo, lidar com informações de saúde protegidas pela HIPAA).
*
Trabalho elétrico: Se seus reparos envolverem trabalhar diretamente com a fonte de alimentação do computador ou outros componentes elétricos, poderão ser necessárias licenças de eletricista em alguns lugares.
*
Software ou hardware específico: Em alguns casos especializados (por exemplo, dispositivos médicos, sistemas de aviação), trabalhar em certos tipos de computadores pode exigir certificações ou licenças específicas.
Em suma, não é necessariamente Ilegal para consertar o computador de alguém sem licença *se você estiver fazendo isso de graça ou como uma atividade casual e não comercial *. No entanto,
se você estiver administrando um negócio ou cobrando dinheiro por seus serviços , você é quase certamente obrigado a obter os negócios necessários e potencialmente outras licenças relevantes. Não fazer isso pode resultar em multas ou outras penalidades legais.
Para determinar os requisitos legais específicos em sua área, você deve consultar o licenciamento e os regulamentos de negócios do governo local ou procurar aconselhamento jurídico de um profissional qualificado.